quarta-feira, 31 de março de 2010

Governo aposta em maior fluxo de turistas

Aumentar o número de visitantes nas cidades litorâneas; consolidar o São João da Bahia como produto turístico no mercado nacional; ampliar o percentual de leitos ocupados nos municípios considerados portões de entrada; e gerar mais trabalho e renda para os baianos, durante o mês de junho.

Com estes objetivos, o governo baiano, por meio da Secretaria de Turismo e Bahiatursa, lançou, nesta em 30/03, o Projeto São João da Bahia 2010, durante solenidade no Centro Administrativo. O evento teve a presença do governador Jaques Wagner, autoridades, representantes dos forrozeiros e trade turístico da Bahia.

Nos últimos dois anos, o governo estadual investiu R$ 19 milhões no São João da Bahia e a previsão para este ano é que o aporte seja até 30% a mais do que em 2009, quando foram investidos R$ 9 milhões.

Em seu discurso, Jaques Wagner reiterou a importância econômica e cultural dos festejos juninos da Bahia. “Não há nada melhor para gerar trabalho e renda, rapidamente, do que o turismo. É por isso que acreditamos neste projeto iniciado em 2008”, afirmou.

Wagner também destacou a implantação de produtos turísticos como o GP Bahia de Stock Car e o apoio dado ao turismo esportivo, com a realização de eventos de diversas modalidades em todo o Estado.

Em 2010, haverá oito dias de eventos juninos no Centro Histórico de Salvador. As apresentações musicais serão distribuídas nas quatro praças do Pelô e em dois grandes palcos. Este ano também serão realizados eventos juninos em 12 bairros de Salvador.

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, as principais metas para o São João 2010 são as de ampliar o fluxo de visitantes de outros estados e aumentar a ocupação hoteleira em 15%. “Este produto (São João) foi criado para minimizar os efeitos da baixa estação. Tivemos bons resultados nos dois primeiros anos e acreditamos que este seja o ano da consolidação”, acrescentou.

Tramm comparou ainda o São João ao Natal, ao falar sobre as vendas do comércio, que se intensificam bastante no mês de junho na Bahia.

O São João da Bahia é o principal evento que contribui para a interiorização do turismo. De acordo com dados da Agerba, no período dos festejos juninos mais de 400 mil pessoas deixam a capital com destino às cidades do interior.



Fonte: Setur www.bahia.com.br

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