segunda-feira, 20 de junho de 2011

Incrições gratuitas para o 6º Salão do Turismo

Aos interessados em visitar a sexta edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil - que será realizado entre os dias 13 e 17 de julho em São Paulo, ao se cadastrar na página do evento, o internauta credencia-se gratuitamente para a visita.

A dica vale também para profissionais da área e empresários que pretendem acompanhar as novidades turísticas do País. O credenciamento é feito na própria página do Salão, onde são oferecidas ainda informações sobre hospedagens e passagens aéreas com desconto.


SERVIÇO: www.brasilturis.com.br

Abertas inscrições para palestras do Salão do Turismo Interessados em participar do Núcleo de Conhecimento terão até 11 de julho para se inscrever

Brasília, DF – Se você tem interesse em conhecer e debater casos práticos, novas ferramentas e mecanismos para incentivar a inovação dos roteiros e destinos brasileiros, participe das palestras do Núcleo do Conhecimento, durante a 6ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 13 a 17 de julho de 2011, no Anhembi, em São Paulo (SP). Neste ano, as palestras terão como tema “Experiências e Inovações no Turismo”. Os interessados em participar terão até 11 de julho para se inscrever. As inscrições são gratuitas.

No espaço, serão realizadas 50 apresentações, entre palestras, oficinas, minicursos e mesas de debates, além de exposições e lançamentos de livros. O evento contará com a participação de palestrantes nacionais e internacionais, que apresentarão aos visitantes casos de sucesso, políticas públicas, iniciativas inovadoras e as tendências do setor no Brasil e no mundo. A ideia é, por meio do conhecimento, aumentar a competitividade do mercado turístico nacional e contribuir para o aperfeiçoamento dos produtos, serviços e equipamentos turísticos brasileiros.

Quem se inscrever antecipadamente tem preferência de entrada nos auditórios em relação aos inscritos no local do evento. No entanto, é importante ressaltar que o cadastro prévio não garante vaga nas atividades do Núcleo de Conhecimento. A entrada é por ordem de chegada, conforme a capacidade máxima da sala.
Clique aqui e faça a sua pré-inscrição no Núcleo de Conhecimento. Para conferir a programação das palestras e demais atividades, acesse www.salao.turismo.gov.br. Em caso de dúvidas e informações, entre em contato pelo email nucleo.conhecimento@turismo.gov.br.
Resultados 2010 – Durante a 5° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, o Núcleo do Conhecimento reuniu mais de 5 mil pessoas, entre estudantes, docentes, empresários, gestores e público em geral. Para debater as tendências e os casos de sucesso do setor, foram convidados 163 especialistas, sendo dez internacionais. Durante os quatro dias de atividades, foram realizadas 45 apresentações, divididas em 38 mesas de debates, quatro palestras e três minicursos. No espaço, foram lançadas, ainda, 16 obras com temas relacionados ao turismo.

SERVIÇO: www.turismo.gov.br

Grupo se articula em redes sociais por metrô na Paralela Manifestações são feitas em blog, Twitter, Facebook e Youtube

Manifestantes que são a favor de transportes sobre trilhos na Avenida Paralela, e consequentemente, contra um corredor central para ônibus, se uniram nas redes sociais para protestar e conseguir aliados ao manifesto. A escolha do modal será nesta segunda-feira (20) e as três opções que estão disponíveis são o metrô, BRT (Bus Rapid Transit), corredor de ônibus na paralela e monotrilho.

Os organizadores alegam serem perseguidos pela prefeitura por terem suas faixas e banners tirados das ruas, e acreditam que esta ação se deva à posição contrária do executivo municipal.

Alvaro Almeida, representante do manifesto, diz que o trabalho do grupo apenas defende a ideia de “Salvador sobre trilhos” para que os engarrafamentos diminuam e as pessoas possam ir e vir com mais rapidez.

“Está praticamente impossível andar aqui. Até sábado pela manhã você encontra congestionamento em diversos pontos da cidade. A tendência do mundo são os trilhos. Não só pela mobilidade, mas também por causa do meio ambiente. É infinitamente melhor”, declarou.

O ‘Salvador sobre trilhos’ é um blog sem fins lucrativos que dá ao leitor a oportunidade de assinar o manifesto de apoio ao VLT e metrô. Os interessados também podem seguir as informações disponibilizadas pelo grupo pelo Twitter, Facebook e YouTube.

SERVIÇO: www.radiometropole.com.br

Liberado corpo da quinta vítima do acidente em Trancoso

Foi liberado às 4h desta segunda-feira (20) o corpo da quinta vítima do acidente em Trancoso. Mariana Noleto foi localizada domingo (19) à noite na praia de Itapororoca, próximo aos destroços do helicóptero. O corpo da jovem seguiu para o Rio de Janeiro e continuam as buscas por Jordana Kfuri e o piloto Marcelo Almeida.

O acidente aconteceu volta das 19h de sexta-feira (17), na praia de Itapororoca, em Trancoso. Ao todo, sete pessoas estavam a bordo da aeronave. As buscas por sobreviventes tiveram início no mesmo dia e uma pessoa chegou a ser resgatada com vida, foi levada para o hospital Luis Eduardo Magalhães, mas não sobreviveu aos ferimentos.


Solidariedade

Após a confirmação do acidente com o helicóptero que transportava pessoas próximas ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o governador Jaques Wagner prestou sua solidariedade a ele. Ainda na noite de sexta-feira (17), o governador da Bahia ligou para Cabral e colocou à disposição dele todo o pessoal e equipamentos necessários para agilizar as buscas na região. “Neste momento de dor, toda minha solidariedade àqueles que perderam seus familiares e ao governador Sérgio Cabral. Tudo que podemos fazer para minimizar seus sofrimentos está sendo feito”, disse Wagner.


SERVIÇO: www.comunicacao.ba.gov.br

Dica Cultural: Biblioteca de Itaparica realiza exposição de autores baianos

A Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica, promove durante este mês, uma exposição bibliográfica de escritores baianos para divulgar suas obras e atrair novos leitores. O objetivo é apresentar para os frequentadores, os autores contemporâneos da Bahia, com o intuito de incentivar a leitura de livros baianos. Os convidados de junho são José da Boa Morte, coordenador do Movimento Cultural Artpoesia, e Roberto Leal, presidente da Fundação e Selo Editorial Òmnira.

Trabalhando com literatura há quase 30 anos, o escritor Roberto Leal elogia a iniciativa. “É uma boa oportunidade para a divulgação da obra do escritor, o que o aproxima mais do público leitor, dentro das várias opções que a Fundação Pedro Calmon tem colocado à disposição dos autores baianos”.

O escritor José da Boa Morte também compartilha dessa ideia. “É importante para o autor ter seu trabalho exposto na biblioteca, porque dá visibilidade à sua produção e aproxima o autor dos leitores. Em se tratando de biblioteca pública, um espaço democrático de acesso à leitura, principalmente do autor baiano, proporciona o registro da memória e resgata a identidade cultural local”.

SERVIÇO: www.comunicacao.ba.gov.br

Consolidação como produto turístico

Para melhorar os índices de ocupação hoteleira em Salvador, Ilhéus e Porto Seguro, cidades consideradas portões aéreos do turismo no estado, a Secretaria do Turismo e a Bahiatursa, com a participação das secretarias da Segurança Pública (SSP), de Relações Institucionais (Serin), de Comunicação (Secom) e de Cultura (Secult), pretendem consolidar o São João da Bahia como um produto turístico. A operação tem investimentos de R$ 10 milhões, incluindo patrocínios obtidos para a realização da festa. Mais de 100 municípios recebem apoio para o São João, através de convênios e repasses da Caixa Econômica Federal.

Segundo levantamento feito junto a 25 prefeituras, o São João da Bahia deve movimentar R$ 125 milhões, correspondentes às cidades de Senhor do Bonfim, Jequié, Amargosa, Cruz das Almas, Dias d’Ávila, Porto Seguro, Cachoeira, Barra, Piatã, Ubaíra, Ubaitaba, Ipirá, Tapiramutá, Santo Antônio de Jesus, São Gonçalo, Itaberaba, Simões Filho, Itaparica, Mata de São João, Irecê, Piritiba, Serrinha, Euclides da Cunha, Ilhéus e Camaçari.

SERVIÇO: www.comunicacao.ba.gov..br

São João da Bahia leva mais de 400 mil pessoas aos principais destinos do estado

A festa é realizada em quase todos os 417 municípios baianos. Além de significar uma tradição, o São João representa um importante momento econômico, com a atração de muitos turistas. Neste ano, com a proximidade do feriado de Corpus Christi, os baianos terão mais dias de feriado para curtir. No interior, os arraiais possuem maior proporção, em função da tradição, folclore e elementos da cultura popular, atraindo a maioria dos visitantes e fortalecendo o turismo regional. Em alguns lugares, como Senhor do Bonfim, Amargosa, Ibicuí, Cruz das Almas, a movimentação é ainda mais intensa. Esse roteiro visa apresentar os destinos mais procurados e como chegar até eles.

Amargosa
Localizada a 240 quilômetros de Salvador, a Cidade Jardim realiza dez dias de festa pelo segundo ano consecutivo – a festa começou no dia 17 vai até o dia 26 deste mês. Estima-se que mais de 100 mil pessoas devem passar pela cidade. Como chegar: Saindo de Salvador, o motorista deve seguir pela BR-324 até a altura da BR-101, de onde deve prosseguir até Santo Antônio de Jesus. Após essa cidade, deve seguir pela rodovia estadual até Amargosa.

Senhor do Bonfim
Entre os dias 22 e 26 deste mês, a Capital Baiana do Forró estará realizando os festejos juninos com o tema Tradição e Alegria no Maior São João da Bahia. Localizada a 375 quilômetros de Salvador, a cidade estima receber mais de 150 mil pessoas. Como chegar: Partindo de Salvador pela BR-324, passa por Feira de Santana e vai até Capim Grosso, onde segue pela BR-407 até Senhor do Bonfim.

Cruz das Almas
Entre os dias 22 e 26 deste mês, a cidade convida para conhecer o São João Passeando pelo Nordeste, Numa Festa de Todas as Caras, Cores e Sabores. Uma das principais atrações é a guerra de espadas. Como chegar: Saindo de Salvador, basta seguir pela BR-324, deslocando-se depois pela BR-101, sentido Sul baiano.

Ibicuí
O São João tradicional de Ibicuí acontece desde que a cidade era apenas um vilarejo. A festa foi ganhando proporção e o número de pessoas chega a ultrapassar o total de moradores da cidade. Como chegar: Saindo de Salvador, o motorista deve seguir, sentido sul, pela BR-116, até Poções. Daí é preciso trafegar mais 67 quilômetros pela BA-262 para chegar a Ibicuí.

Cachoeira
O motorista deve seguir pela BR-324 até o entroncamento da BA-026, onde deve prosseguir, passando por Santo Amaro, até Cachoeira.

São Sebastião do Passé
O motorista deve utilizar a BR-324, sentido Feira de Santana, e percorrer 50 quilômetros, até chegar ao viaduto que dá acesso à BR-110, onde seguirá mais oito quilômetros até o município.

São Francisco do Conde
Sair de Salvador pela BR-324 e seguir 59 quilômetros até o entroncamento com a BA-026. Seguir por mais 12 quilômetros em direção ao entroncamento com a BA-522 e, a partir daí, por mais três quilômetros até a cidade.

Camaçari
Partindo de Salvador pela BA-099 (Linha Verde) são 41 quilômetros, após o município de Lauro de Freitas. Seguir então até o entroncamento que dará acesso a Camaçari. Outra opção é ir pela BR-324, seguindo até Simões Filho. A partir de lá serão mais 14 quilômetros até Camaçari.

Santo Antônio de Jesus
Saindo de Salvador, o motorista deve seguir pela BR-324 e depois utilizar a BR-101, sentido sul. Outra opção é seguir pelo ferry, passando por Nazaré.

SERVIÇO: www. comunicacao.ba.gov.br

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Apoio para os profissionais - Estande no 6º Salão do Turismo vai mostrar, aos profissionais da área, as diversas oportunidades do setor

Já começaram os preparativos para o 6º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, e as novidades estão surgindo. Uma delas é que o Ministério do Turismo (MTur) vai disponibilizar um estande para os profissionais de turismo. No Espaço do Profissional, serão apresentadas as principais oportunidades para eles: qualificação em diversas áreas, apoio à comercialização, visibilidade, acesso a linhas de crédito e a novos mercados são algumas delas. O estande será destinado a novos empreendedores, consultores, empresários, prestadores de serviços, entre outros.

O sistema de cadastro de prestadores de serviços do MTur (Cadastur) é o principal meio de acesso para essas oportunidades. Para participar de diversos programas, projetos e ações, os profissionais precisam estar inscritos. Por isso, o estande vai estimular também a adesão no Cadastur.

O estande vai incluir 15 estações de atendimento aos profissionais. Cada uma delas irá oferecer um atendimento personalizado e individual, para que o profissional possa obter as informações que deseja. O espaço prevê também um pequeno auditório para apresentações de palestras e vídeos sobre temas de interesse dos profissionais do setor.

Salão do Turismo – O 6º Salão do Turismo acontecerá entre 13 e 17 de julho, no Anhembi, em São Paulo. Promovido pelo Ministério do Turismo (MTur), o evento é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos brasileiros.

Fonte: Ministério do Turismo

Vapor do Vinho (BA) faz sucesso com menos de um mês de operação

Com menos de um mês de lançado, o Vapor do Vinho, embarcação que transporta turistas no Vale do São Francisco, teve uma ocupação de 100% nos primeiros passeios da operação. A informação foi passada ao secretário de Turismo, Domingos Leonelli, pelo empresário Eurico Benedetti, da Vinícola Ouro Verde, sediada em Casa Nova.

Com capacidade para 50 pessoas, o Vapor tem suas viagens realizadas todos os sábados e percorre um pequeno trecho do Lago de Sobradinho até a vinícola. O passeio custa R$ 80 e inclui uma visita aos vinhedos e à linha de produção das bebidas do Vale do São Francisco.

O roteiro turístico lançado na região há dois anos já conta com um fluxo mensal de 1,3 mil visitantes. De acordo com Eurico Benedetti, os paulistas são os principais freqüentadores dos vinhedos baianos.

Fonte: Jornal de Turismo

Brasil faz sucesso nas telonas do mundo

Uma ação promocional da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) divulgou, durante todo o mês de abril, o vídeo publicitário O Brasil te chama. Celebre a vida aqui, sobre os destinos brasileiros no exterior, antes do filme Rio. A expectativa foi plenamente superada, pois cerca de 2,9 milhões de pessoas assistiram a animação.

O vídeo foi exibido nos principais mercados emissores da América do Sul (Argentina, Colômbia, Paraguai, Chile e Peru), Europa (Espanha, Itália, Portugal e Holanda) e Estados Unidos. Pesquisa realizada pela Artplan sobre a exibição mostrou a Itália na frente entre os países da Europa e da América Latina. Cerca de 1,48 milhão de pessoas assistiram ao longa no país, que foi apresentado em 100 salas de cinema, durante 31 dias.

O público total na Espanha foi de 504 mil pessoas. Lá a peça foi exibida durante 21 dias e cada sessão teve em média 120 pessoas. Em Portugal, foram quatro sessões por dia, em 46 cinemas, com público estimado de 463 mil. Já na América do Sul, a Argentina liderou, com um total de 221 mil espectadores; no Chile, o público ficou por volta 50 mil; e, na Colômbia, 40 mil pessoas assistiram o vídeo da Embratur.

Fonte: Ministério do Turismo