Nesta
quinta-feira (17), o Dia Mundial de Combate à Homofobia recebeu apoio
em diversos lugares do País. Em eventos, meios de comunicação e redes
sociais, o objetivo foi a conscientização com relação ao tema. No
segmento turístico, o MTur (Ministério do Turismo) quer focar as ações
na conscientização sobre o atendimento do público LGBT (Lésbicas, Gays,
Bissexuais, Travestis e Transexuais).
"Nosso
trabalho é sensibilizar os gestores públicos e privados para que
entendam o valor cada vez maior do segmento LGBT para o desenvolvimento
turístico", pondera Wilken Souto, coordenador geral de Sementação do
MTur.
De
acordo com a IGLTA (International Gay e Lesbian Travel Association, na
sigla em inglês), o mercado de viagens para gays, lésbicas e
simpatizantes movimenta US$ 54 bilhões anuais. O público representa
grande potencial para a entrada de divisas no Brasil, já que os gastos
per capita são geralmente elevados, cerca de US$ 100/dia. O segmento
LGBT cresce 20% ao ano, e os turistas gastam, em média, 30% a mais que
outros visitantes.
PerfilO
mercado turístico LGBT é formado, em geral, por pessoas entre 20 e 55
anos. Possuem uma renda superior à média, permanecem mais tempo nos
destinos e fazem de três a quatro viagens durante o ano.
O
segmento movimenta os mercados turísticos, principalmente, de países
como os Estados Unidos, a França, a Itália, a Espanha e a Argentina. No
Brasil, os principais destinos são: Florianópolis (SC), Salvador (BA),
Recife (PE), Fortaleza (CE), Paraty (RJ), Rio de Janeiro (RJ) e São
Paulo (SP).
(Redação)
(Redação)
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