quarta-feira, 30 de junho de 2010

Cachoeira - Independência e São João com 90% de ocupação.

Data histórica que passou a ser comemorada com orgulho pelos baianos, o 25 de junho relembra o primeiro passo para a Independência da Bahia. O palco da festa é a cidade de Cachoeira, a 120 km de Salvador, cenário da vitória contra a canhoneira portuguesa, em 1822, que atacava os brasileiros reunidos na cidade. Com a Festa da Independência e a transferência da sede governo estadual para a cidade nesta sexta-feira, o turismo local comemorou também uma taxa de ocupação de 95% nos hotéis e pousadas.

De acordo com Lourival Trindade, secretário de Cultura e Turismo de Cachoeira, a expectativa é que 65 mil visitantes circulem pela cidade durante a semana dos festejos. “A procura por hospedagem em Cachoeira para o período correspondeu as nossas expectativas, só não chegamos a 100% porque a nossa cidade-irmã, São Félix, também acomodou os visitantes”, explica Trindade.

Com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal, na Praça da Aclamação, o governador Jaques Wagner deu início à solenidade de transferência da sede do Governo da Bahia para Cachoeira.

O ato cumpre a Lei 10.695/07, aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia e sancionada pelo governador Jaques Wagner. A legislação determina que todos os anos, no dia 25 de junho, a sede do governo seja instalada no município, já que, nesta os cachoeiranos deram início às lutas que culminaram com o 2 de julho. Em 2010, Cachoeira comemora 188 anos de sua independência de Portugal. A cidade abrigou pela primeira vez a sede do Governo da Bahia em 2008.

“Esse é um momento de lembranças da história da Bahia e do Brasil, quando homenageamos homens e mulheres que deram a vida por este estado. Por isso que estamos aqui hoje comemorando e lembrando essa data importante”, disse o governador Jaques Wagner.

Logo após o hasteamento das bandeiras, foi celebrado o Te-Deum, na Igreja da Ordem Primeira de São Francisco. Em seguida, foram entregues as obras de requalificação da orla de São Félix. Durante a tarde, uma sessão solene na Câmara Municipal celebrou a data transformou a tradicional festa da Boa Morte, comemorada em Cachoeira no mês de agosto, em patrimônio imaterial da Bahia. O decreto de reconhecimento foi assinado pelo governador Jaques Wagner. Um desfile cívico pelas principais ruas de Cachoeira encerrou o dia de comemorações.
Fonte: Setur

Nenhum comentário:

Postar um comentário