Eles estão por todos os lados, caminhando pela praia, visitando monumentos ou ruas históricas, assistindo a shows e até mesmo participando de congressos e seminários. Quem imaginou que turistas só visitam a Bahia durante o verão está enganado. Os meses de julho e agosto comprovam que o estado é bastante procurado neste período. A rede hoteleira comemora uma taxa de ocupação de 65%, a melhor já registrada nos últimos quatro anos, durante o período.
Um dos principais motivos para que esta época do ano seja bastante procurada são as férias escolares no Sudeste do país, que ocasionaram um grande movimento entre os dias 10 e 20 de julho. O turista paranaense Antonio Kramer, 35 anos, é um dos visitantes que preferiram visitar o estado baiano em agosto. Ele e a família escolheram a Praia do Forte para passar as férias e prometem se divertir até a próxima sexta-feira (7), quando retornam para o Paraná.
“A Bahia é fantástica e esta é a segunda vez que trago minha família. Tive a sorte das minhas férias terem coincidido com a dos meus filhos. Há muitos lugares para levar a família. Além disso, o clima baiano ajuda bastante. Saímos do Paraná, com os termômetros indicando cinco graus, e aqui a temperatura está ótima. Dá para se divertir bastante”.
A grande demanda turística também se deve aos pacotes promocionais oferecidos por agências de viagens, hotéis e resorts. Este ano, somente em junho, considerado baixa estação, a ocupação nos estabelecimentos da capital baiana ficou em 52% contra 46,5% no mesmo período de 2009.
De acordo com o conselheiro da Associação Brasileira de Agência de Viagens (Abav), Pedro Costa, a ocupação registrada no mês de junho é resultado da divulgação do São João da Bahia como atrativo turístico. As festas juninas também colaboram para minimizar os efeitos da baixa estação em cidades como Ilhéus e Porto Seguro.
Costa explica que, durante a baixa sazonalidade, os empresários do setor têm realizado diversas ações como promoção de eventos, a fim de atrair os visitantes. Nesta época do ano, os hotéis costumam apostar também no turismo de negócios, com organização de congressos nacionais e internacionais, feiras ou convenções.
De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, o Congresso Mundial de Combate ao Crime, das Organizações das Nações Unidas (ONU), contribuiu para a elevação. O secretário avalia que a realização de grandes eventos consolida Salvador como a terceira capital brasileira no turismo de negócios.
Criatividade e investimento
O diretor de vendas e marketing no Brasil, do Hotel Iberostar, Orlando Giglio, comemora os bons resultados. O hotel, localizado na Praia do Forte, está com 90% de ocupação este mês. Em julho, o Iberostar fechou com mais de 70% de ocupação.
Ele explica que o segredo para manter o estabelecimento sempre com muitos hóspedes é aliar as belezas naturais da Bahia com a criatividade. A promoção de eventos é uma delas, como o torneio de golfe, realizado no primeiro semestre deste ano, a prestação de serviço com qualidade e personalizada, além da realização de shows.
“A Bahia já é bem vendida como destino turístico. Ou seja, com isso, o estado atrai sozinho, muitos turistas. Cabe a nós, empresários, nos destacarmos em meio a tantos hotéis. Por isso, apostamos na criatividade e no marketing”, disse Giglio.
Ele afirma que os investimentos na hotelaria também fazem parte deste incentivo à vinda dos turistas. Desde que o Hotel Iberostar Bahia se instalou no estado, em 2005, já foram investidos US$ 120 milhões. Ainda está prevista a construção de mais um hotel da rede para a Bahia, o Iberostar Grand, também na Praia do Forte.
Turismo esportivo
Um dos bons motivos para que os turistas venham a Bahia, nos períodos considerados de baixa e média estação, é o turismo esportivo. Neste mês, Salvador sediará três grandes competições nas áreas de automobilismo, jiu jitsu e tênis que, juntas, devem reunir aproximadamente 12 mil pessoas.
O principal evento de agosto é o GP Bahia de Stock Car, que será realizado nos dias 14 e 15, nas ruas do Centro Administrativo, em Salvador. A prova deve atrair cerca de oito mil turistas à capital baiana e garantir um incremento de 20% na ocupação hoteleira. Além da prova de automobilismo, a Boa Terra sediará ainda o Campeonato Mundial de Jiu Jitsu, na capital baiana, e do Aberto de Tênis da Bahia, em Lauro de Freitas. A competição de lutas, que ocorrerá na nova Associação Atlética da Bahia, vai reunir mais de dois mil participantes, entre brasileiros e estrangeiros.
Fonte: Setur
Nenhum comentário:
Postar um comentário