segunda-feira, 28 de março de 2011

Revista americana elege Trancoso entre os 15 melhores destinos do mundo

A última edição da Condé Nast Traveller, considerada uma das principais revistas de turismo do mundo, elegeu Trancoso (BA) como um dos 15 melhores lugares do planeta para se visitar. O destino foi o único do Brasil eleito pela publicação norte-americana.

Na matéria, o repórter indica este vilarejo de sol e praia como um destino peculiar para pessoas que valorizam a sua individualidade, e cita que é muito frequentado pelos formadores de opinião. Em destaque, ainda estão as charmosas pousadas, hotéis e a vila.

Os Estados Unidos representam o maior mercado emissor de turistas estrangeiros para a Bahia, de acordo com pesquisa da Fipe, realizada em 2008.


Fonte; Bahiatursa

Uso de celulares dá vantagens a redes hoteleiras


Viajar, hoje em dia, desde a bagagem até o laptop, está ficando cada vez mais tecnológico. Porém, todo quarto de hotel ainda contém um elemento custoso: um telefone fixo tradicional. Telefones fixos nos quartos já deram lucros para as hoteleiras. Mas hoje só aumentam custos, pois hóspedes preferem usar seus celulares.


O uso cada vez menor do telefone fixo nos quartos de hotéis faz parte de uma tendência mais ampla que reduziu o número de linhas telefônicas e levou trabalhadores a tratar de negócios em seus BlackBerrys.

As principais empresas de telefonia dos Estados Unidos, a AT&T e a Verizon Communications estão perdendo de 10 a 12 por cento de suas linhas anualmente para outros provedores, afirmou o analista independente do setor de telecomunicações Jeff Kagan. O ritmo só irá aumentar, segundo ele.

Mas os hotéis não podem desistir de seus sistemas de telefonia fixa. Hóspedes usam telefones fixos quando precisam pedir ajuda. Além dos casos de emergência, eles usam o aparelho para solicitar serviços de quarto e ligações na hora em que desejam despertar.

A próxima fonte de lucro nos quartos a desaparecer serão os filmes por pay-per-view, que poderão ser assistidos por preços menores em laptops, afirmou o consultor hoteleiro Ted Mandigo.

Uma empresa com experiência com gadgets portáteis combinou as funções do telefone com o controle da luz e da temperatura, afirmou o professor Bjorn Hanson, da Universidade de Nova York.

Hoje, muitas redes hoteleiras estão explorando aplicativos de smartphones para que clientes solicitem serviços de quarto e ligações na hora em que desejam despertar, afirmou Hanson, mas esses esforços ainda estão em sua fase inicial. "Está muito cedo para anunciar a morte do telefone", afirmou o diretor das operações do InterContinental Hotels nas Américas, Jim Abrahamson.


Fonte: Revista Exame

sexta-feira, 25 de março de 2011

Escola Virtual dos Meios de Hospedagem em Salvador

O evento realizado com o apoio da ABIH-BA nesta quinta-feira, 24, para apresentar a Escola Virtual dos Meios de Hospedagem ao trade hoteleiro foi um sucesso.
Durante um café da manhã, a Coordenadora Geral da EVMH, Simone Melo apresentou o projeto para os convidados presentes. Felizmente conseguimos obter 70% de adesão ao evento e o apoio da imprensa local, tão importante neste momento de captação e matrículas de alunos.
Nota exibida no telejornal Bahia Meio Dia, da Rede Bahia:
http://ibahia.globo.com/bahiameiodia/BMD_pop_video.asp?video=bmd_qui_04.wmv&ext.asx


A presença de representantes de órgãos públicos e entidades de classe, fizeram a diferença, pois demonstra a preocupação que as instâncias municipais e estaduais estão com a nossa preparação para a Copa de 2014. Nossos agradecimentos especiais: ao Assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Salvador Leonel Leal, do Escritório da Copa; Adilson Batista, Gerente de Promoção da SALTUR; Glázia Bedin, Assessora de Qualificação da SECOPA; Maria Carmem Mascarenhas, do SINDETUR; Renata Prosérpio, Diretora da ABIH-BA; Jamile Machado, Representante do Salvador Convention Bureau e Carla Cristina Nunes, Coordenadora do Projeto Bom de Copa, representando o SHRBS.
Agradecemos também a todos os empresários hoteleiros e gerentes que estiveram presentes e estamos aguardando a adesão de vossos estabelecimentos.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Espicha Verão fecha o ciclo de festas em praia da Cidade Baixa

Diz o ditado popular que “tudo o que é bom dura pouco”. O verão terminou oficialmente no último domingo e já tem muita gente com saudade. Para atender a demanda de baianos e turistas ávidos pelo clima de festa que é vinculado à estação mais quente do ano, o projeto Espicha Verão chega à sua quarta edição, neste sábado e domingo, na Ribeira, com uma programação gratuita e repleta de atrações culturais.
Serão mais de dez apresentações musicais em um palco flutuante na Praia do Bogary. Além disso, haverá uma série de manifestações nas áreas de arte, culinária e esportes.
O evento, que em 2010 espichou o verão na Barra, este ano visita pela primeira vez a Cidade Baixa. De acordo com Domingos Leonelli, secretário de Turismo do Estado, a mudança do local “é uma forma de valorizar um bairro turisticamente muito importante para a cidade e que não tinha o destaque merecido”.
Além de chamar a atenção para o turismo na Península Itapagipana, o secretário ressaltou as riquezas culturais da comunidade local. “A Ribeira tem uma cultura muito grande. De lá saíram grandes nomes, como Armandinho”, exemplificou.
A ideia do projeto nasceu com a finalidade de prolongar a permanência de turistas na capital baiana após o Carnaval. Era uma forma de manter a economia aquecida, já que empresários do comércio e setor hoteleiro reclamavam dos prejuízos causados como término “cedo” da folia de Momo.
Mas, neste ano de 2011, o Carnaval começou e acabou mais tarde, próximo do fim da alta estação. Isso gerou impacto na organização do evento. “Este ano tivemos que diminuir de três finais de semana para apenas um, por causa do aperto no calendário. Mas continuamos com o projeto para manter a marca”, explicou Leonelli. Apesar disso, de acordo com o secretário, a expectativa é que pelo menos 15 a 20 mil pessoas compareçam aos shows.
Atrações Nesta edição do Espicha Verão, as principais atrações que vão subir no palco flutuante são as bandas A Cor do Som e Mametto, na noite de sábado.
A primeira, com uma história já marcada no cenário musical baiano, traz o guitarrista Armandinho, que tem grande identificação com a Cidade Baixa, onde passou a infância. No repertório, uma mistura de rock, ritmos regionais e música instrumental formam a sonoridade peculiar do grupo.
Já a banda Mametto, que durante o verão mostrou o trabalho ao público nos ensaios do Pelourinho, vai levar à plateia da Ribeira uma proposta de pluralidade de ritmos.
O guitarrista Fred Menendez, outra cria da Cidade Baixa, também está entre as atrações do Espicha. Com um trabalho instrumental, o músico sairá com seu Rixô Elétrico – uma espécie de quadriciclo que leva os músicos – na orla da Ribeira, às 20 horas. Já no domingo, a partir das 17 horas, na Ponta do Humaitá, ele fará a última apresentação do projeto Domingos Instrumentais, que estará incorporado ao Espicha Verão.
Outras manifestações artísticas farão parte da programação do evento. A partir das 18 horas, de sábado, haverá a abertura da Praça das Artes, com a participação de diversos artistas plásticos que vão pintar quadros.
Em seguida, às 20 horas, é a vez do Cinema na Praça, com a exibição dos filmes Cidade Baixa e Quincas Berro D´Água, do baiano Sérgio Machado. As artes cênicas serão representadas pelo teatro itinerante do Grupo Filó. Os atores tentarão resgatar o ar bucólico que sempre caracterizou a Ribeira como um bairro interiorano.
(Jornal A Tarde Caderno 2 / Dia 24/03/11)

terça-feira, 22 de março de 2011

VAI BRASIL oferece últimos treinamentos esta semana

O Vai Brasil, plataforma de comércio eletrônico, desenvolvido pelo Ministério do Turismo e Braztoa, realiza esta semana os últimos treinamentos de uma série iniciada em novembro do ano passado. O objetivo é mostrar as facilidades da nova ferramenta para companhias aéreas, agências de viagens, meios de hospedagem, locadoras de veículos, parques, turismo receptivo, seguradoras de viagem e empresas de transporte rodoviário. Bares e restaurantes e operadoras de turismo não participam desta fase do treinamento.

Hoje o treinamento acontece no Rio de Janeiro (RJ), da sede da Abav-RJ. Amanhã, dia 22, as funcionalidades do Vai Brasil serão mostradas em Manaus (AM), na Casa do Turismo às 15h30; e em Goiânia (GO), no Hotel Adress às 14 horas. Outro treinamento ocorre em Belém (PA), na quarta, dia 23, no Belém Soft Hotel às 10 horas. A última capacitação será em Brasília (DF), na quinta-feira, dia 24, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, às 10 horas.

Também estão previstos treinamentos on-line. Eles servirão de suporte tanto para incrementar os conhecimentos de quem participou dos treinamentos presenciais como para quem não teve a oportunidade de participar. Serão vídeo-aulas, que mostrarão o passo-a-passo do sistema Vai Brasil e suas funcionalidades.

Informações: http://novovb.vaibrasil.com.br/treinamento
Fonte: Brasilturis Jornal

Praia do Forte: maré ameaça Projeto Tamar

O avanço da maré na Praia do Forte ameaça a estrutura do Projeto Tamar, de proteção às tartaruga, instalado em Praia do Forte, no Litoral Norte baiano. Neste fim de semana, as ondas chegaram a 2,5 metros de altura. “Um mar alto com ondas que é arriscado até a virar a embarcação”, conta um pescador.
Toda a região é área de desova de tartarugas marinhas, e, para impedir que a força das águas destrua os ovos, alguns ninhos já estão sendo transferidos. “Quando a maré está muito forte ela acaba levando areia deixando o ninho descoberto, levando embora. Então a gente perde, não vai conseguir monitorar este ninho e não vai nascer nada. O jeito é a gente transferir para uma área segura, onde a maré não lave de uma maneira fora do normal”, conta Rafael Monteiro, do Projeto Tamar.
Fonte: Bahia Notícias

segunda-feira, 21 de março de 2011

Onde trabalhar? (Artigo retirado da Revista Hotéis)

Quando me pediram para escrever algo sobre mercado de trabalho para a hotelaria já me veio em mente “Meus Deus! Quantas páginas precisarei para mensurar o mercado onde este profissional poderá desempenhar suas funções?
Tentei ser bem preciso nesta pequena matéria, viu alunos?!O que me incomodou dias após esse convite, foi escutar pelos corredores do Senac, alunos - que já foram “meus” – reclamarem sobre a falta de oportunidades no mercado de trabalho hoteleiro. Sinto-me mais inquieto ainda, pois todos os dias recebemos, pela central de estágios, inúmeras oportunidades que são dispostas à vocês. Qual será o problema então? Sim, sim a remuneração não é mais a mesma, a alta qualificação solicitada pelo empregador, a conciliação estágios e estudos...acho que ficam descontentes. Mas então porque fazer hotelaria? Pelo mesmo fato que eu e tantos outros profissionais fizemos, Oportunidades.Temos a certeza de que é um ramo promissor e que nos dá benéficas fontes; seja de renda (sim, sim, ela melhora conforme os anos de trabalho duro!), de oportunidades no exterior, de novos conhecimentos, novas culturas, enfim, um mundo de oportunidades literalmente. Podemos sim desempenhar nossas funções, de início bem operacionais e recebendo poucos vinténs of course, porém isso se dá em qualquer parte do mundo. As oportunidades para nossa área são imensas e vem crescendo dia após dia com o aquecimento de todos os outros mercados. Tá OK; se gostamos de gente podemos ter qual segmento de oportunidades para trabalhar? Ora, todos que lidam de certa forma com clientes, seja ao vivo, on line ou por telefone, fazemos isso com uma destreza inigualável, somos brasileiros e gostamos de gente!È claro que teremos mais aderência a algumas áreas e menos em outras, mas podemos desempenhar funções em organizações nunca antes imaginadas como as áreas de logística, seguros e bancos.
Nós hoteleiros somos versáteis, é essa a palavra certa. Versátil, bonito não?! Versáteis para dissolver a apatia e dar o primeiro sorriso e bom dia. Versáteis, pois temos feeling para resolver situações humanas, sejam elas positivas ou negativas. Situações que os seres humanos a desenvolvem (criam) como; pressa, antipatia, stress, comodismo, anti-atividade (um oposto a pró-atividade), essas coisas que cada vez mais o estilo de vida atual vem pregar como comum à sociedade, nós tentamos dissolve-lo e demonstrar o oposto. Bom, vocês devem estar ansiosos por uma lista de empresas ou áreas para saberem onde e como enviar seus currículos. Não dou não! Não existem limites para as atividades hoteleiras hoje em dia, o que se tem é bom senso em melhor utilizar a mão de obra de um hoteleiro. Não seremos eternamente operacionais, queremos mais, seremos cabeças pensantes nas organizações. Até bem pouco tempo, muitas áreas torciam o nariz ao receber um hoteleiro de formação para atuar nelas, porquê???? Prudentemente, digo que não sei. Mas sem pestanejar digo que somos bons para desenrolar nós entre pessoas.
Alunos, criem oportunidades de trabalho em diversas empresas que objetivem o melhor atendimento, empresas que dão prioridade para um atendimento eficaz e de excelência ao público, ramifiquem-se no setor produtivo de serviços! Somos ávidos consertadores de situações e ótimas cabeças pensantes fora da caixinha, vamos além da obviedade. Muitas empresas já perceberam isso, somos alegres espontâneos e criativos, somos os estrategistas do cerne humano, retiramos do alguém o que ele gostaria de ser e sentir, vamos além. Somos hoteleiros.
*Rodrigo Marcos de Castro é professor do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro

Embratur: Povo brasileiro é o que mais cativa turistas estrangeiros

O povo brasileiro é aquilo que de melhor o destino Brasil tem para oferecer, de acordo com um estudo encomendado pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) ao instituto de pesquisas Zaytec.
Através de entrevistas feitas a turistas de visita ao País, no final de 2009, os visitantes responderam que o carisma do povo brasileiro (45%) é o de melhor existe, depois as belezas naturais (23%), praias/mar (18%), sol e clima tropical (14%) e a diversidade (9%).Um outro estudo encomendado pela estação televisiva "BBC", através do qual foram entrevistados cidadãos de 27 países, permitiu tirar uma conclusão semelhante: entre 28 mil entrevistados, 49% disse que o Brasil tem “uma influência positiva no mundo”.
Em comunicado divulgado pela Embratur, o presidente, Mário Moysés, disse que “estes dados são essenciais na definição de mensagens e de estratégias de promoção do Brasil no exterior nos próximos anos, em que teremos uma enorme exposição com a Copa 2014 e os Jogos Olímpicos 2016”.
Fonte: Jornal de Turismo

Beatificação de Irmã Dulce

A ABIH-BA esteve presente no Lançamento do Projeto de Beatificação de Irmã Dulce, conhecida como "O anjo bom da Bahia". No evento, a Arquidiocese de Salvador e as Osid (Obras Sociais Irmã Dulce) divulgaram a programação da cerimônia de beatificação. Marcada para o próximo dia 22 de maio, a celebração deve reunir mais de 60 mil pessoas no parque de exposições de Salvador, segundo expectativa dos organizadores.Serão cinco dias de celebração, entre os dias 21 e 28 de maio, sendo que o rito de beatificação (evento principal) será no dia 22.

O decreto de beatificação de Irmã Dulce (1914-1992 foi assinado pelo papa Bento XVI em dezembro passado.O Vaticano reconheceu a intercessão da religiosa na recuperação de uma mulher sergipana, desenganada pelos médicos após sofrer uma forte hemorragia durante o parto. O processo tramitava desde junho de 2001.No dia 21, que antecede a cerimônia de beatificação, haverá uma missa no Santuário de Irmã Dulce, seguida de vigília. No dia 22, a celebração está prevista para começar às 14h. O primeiro evento será a exibição de um espetáculo sobre a vida da religiosa, com a participação de 700 alunos do núcleo de educação da Osid.Em seguida, às 17h, o cardeal D. Geraldo Majella Agnelo presidirá a celebração canônica com uma missa seguida do roteiro litúrgico do rito de beatificação do Vaticano.

O cardeal representará o papa Bento 16 na cerimônia.O altar da cerimônia foi planejado pelo arquiteto João Martins, da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). "Com dois grandes pórticos, os quais vistos de cima formam a figura de uma cruz, o altar contará também com uma arquibancada para um coral de 300 pessoas", explicou Martins.Os ingressos para a festa serão distribuídos gratuitamente, mas não há previsão de data. Em Salvador, os interessados devem procurar as paróquias, a sede das Obras Sociais e a rádio Excelsior. Uma central de atendimento foi montada para atender as caravanas do interior baiano e de outros Estados.

A central funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, pelo telefone 0800-284-5284 e do email cerimonial@irmadulce.org.br.Com a beatificação, o fluxo anual de turistas que visitam o memorial de Irmã Dulce, em Salvador, deve passar de 35 mil para 100 mil, segundo estimativa da superintendente da Osid, Maria Rita Pontes.A Secretaria de Turismo do Estado deve investir R$ 5 milhões na requalificação do largo de Roma, onde fica o memorial. O governo baiano espera atrair principalmente o comércio voltado para romeiros, com a venda de artigos religiosos.

Fonte: Notícias de Turismo

sexta-feira, 18 de março de 2011

Ilha de Boipeba é destaque no The New York Times


Situada no Município-arquipélago de Cairu, no Baixo Sul baiano, a Ilha de Boipeba recebeu um grande destaque no site do jornal americano the New York Times.


Com o título: Próximo a Salvador, um lugar paradisíaco para se desligar do mundo, a matéria do repórter Andrew Jacobs, publicada no último dia 11, descreveu os aspectos rústicos e as belezas naturais deste pequeno pedaço de paraíso do Litoral da Bahia.


No texto, Jacobs cita que a ilha já foi descoberta pelos turistas europeus como italianos, alemães e franceses e ressalta que “os 20 quilômetros de praias desertas e imaculadas permanecem bem conservados. Ele também destaca as trilhas dentre a floresta tropical, "que podem ser exploradas sem que se encontre uma alma sequer”.


O repórter ainda da dicas de cavalgadas e mergulhos para os turistas de espírito mais aventureiro. “Minha preferência pessoal é tomar o que eu chamo de “expresso hedonista”, uma lancha que pula de um bar de ostras flutuante – onde, por R$ 15,00 se pode comprar uma dúzia de ostras frescas, recém-pescadas – a uma nesga de areia, visível apenas na maré baixa, onde dois amigos empreendedores, chamados Washington e Jefferson, servem caipifrutas de maracujá”, disse o jornalista no texto.

Fonte: Bahia.com.br
Para ler o texto na íntegra, acesse:

quinta-feira, 17 de março de 2011

Nomenclaturas turísticas

Expressões mais utilizadas no turismo facilitando a viagem.
All Inclusive : Determina o sistema no qual todas as despesas (como refeições, bebidas alcoolicas e até gorgetas) estão incluídas no valor da diária paga pelo hóspede.
All Suítes : Hotel que possuí apenas suítes: apartamentos com uma sala anexa.
Amenties : Produtos cortesia do hotel
Ballroom: Salão de eventos, como festas, congressos e bailes.
Bell Boy : Mensageiro, termo associado principalmente aos hotéis.
Bloqueio/Allotment : Número de apartamentos em hotéis ou assentos de Cia Aéreas, reservados para a utilização por parte da operadora, desde que reportados dentro de um prazo determinado antecipadamente e de comum acordo entre as empresas.
By Nigth : Passeio noturno pela cidade.
Carry On : Bagagem de mão que os passageiros podem levar consigo, sem a necessidade de despachar.
City Tour : Passeio turístico pelos principais pontos da cidade.
Charter: Vôo fretado, geralmente mais barato que o regular, com saída única (mesmo que dentro de uma série), e datas pré-determinadas.
Check in (entrada): É o procedimento de entrada em um meio de hospedagem, ou procedimento de embarque realizado no aeroporto junto ao da companhia aérea.
Check out (saída) : É o procedimento de saída de um meio de hospedagem. É feita a averiguação das despesas durante o período de estada no meio de hospedagem (fechamento da conta).
Code Share: Código compartilhado; acontece principalmente quando duas companhias áreas utilizam o mesmo avião em determinada rota.
Coffe Break : Lanche rápido oferecido no intervalo dos eventos.
Collect Call: Ligação telefônica a cobrar
Conciergerie: Departamento responsável pela assistência às pequenas necessidades dos hóspedes, que necessariamente não são atendidas pelo hotel. Ex: Compra de ingresso para shows ou envio de flores.
Diária : Utilizado principalmente para designar um período pelo qual está sendo feito a reserva ou pagamento. Há variações: em hotéis, por exemplo, às diárias começam e terminam ao meio dia, em outros às 14hs.
Day Use (uso no dia -durante) : Utilização durante o dia.Termo utilizado principalmente para a hotelaria, referindo-se à utilização de um quarto/apartamento apenas durante o dia e não para passar a noite. É comum em escalas entre vôos cujo intervalo são de muitas horas.
Early Check In: Entrada no hotel antes do horário normal ou programado.
Ffair: Tarifa Fitness Center: Termo normalmente associado a hotéis, local onde ficam a sauna, sala de ginástica, sala de massagem, piscina e embelezamento.
Forfait : É o serviço que chamamos de "viagem sob medida", um roteiro de viagem feito para atender a necessidade especifica do passageiro. O sinônimo é "taylor made" ou feito sob medida.
Full Fare: Tarifa publicada, sem descontos. Na hotelaria, é de "balcão" (aquela fixada na recepção). Na companhia aérea é tarifa "cheia".
Jet Lag: Mal estar causado pela mudança de fuso horário; acontece normalmente após vôos de longa duração.
King size bed: Cama de casal maior que o normal, normalmente 2mX2m.
Late Check Out: Saída do quarto/apto após o horário normal ou programado. É uma tolerância que pode ou não ser concedida, quando há disponibilidade, sem cobrança de ônus ao hóspede.
Lift: Termo normalmente associado às estações de esqui, designa os "meios de elevação" que levam os esquiadores até os pontos de onde descem as pistas.
Lista de Espera/ wait list: Relação com nomes de passageiros que desejam embarcar em vôo que já está com todos os lugares reservados. Havendo alguma desistência ou não comparecimento, são convocados os nomes da lista. Diz-se daquela solicitação de serviço (reserva de viagem, reserva em meio de hospedagem, bilhete aéreo, etc).
Lounge: Salão, sala de estar dos hotéis ou sala vip no caso de aeroportos.
MMPA /MAP: Sigla que indica "meia pensão" Meia Pensão- Sistema de hospedagem com café da manhã e mais uma refeição (almoço ou jantar sem bebidas).
Milhagem: Também conhecido como Plano de Milhagem, é uma premiação que as companhias oferecem em troca de fidelidade dos passageiros. A utilização das milhas contudo, deve ser solicitado com antecedência, pois é sujeito a disponibilidade de lugar.
No-show (não aparecer): É o pagamento antecipado da diária de um meio de hospedagem.
Open Voucher : Documento que garante a prestação de um serviço que ainda não tem data definida.
Operadora: Empresa responsável pela montagem dos pacotes turísticos.
Overbooking: Acontece quando a empresa aérea vende mais assentos que o numero total do avião; ou quando o hotel reserva um número maior de apartamento do que disponível.
Outlet: Loja de fabrica ou conjunto de lojas que vendem diretamente do fabricante para o consumidor; podem ser chamada também de outlet mall ou factory outlet.
Pax : PassageiroPensão Completa : Sistema de hospedagem que inclui todas as refeições.
Queen-size bed: Cama de casal pequena (de viúvo). O padrão americano é 2mx 1,20m
Receptivo: Serviços prestados aos viajantes no local de destino. É a agência credenciada pela empresa operadora da viagem, para receber os passageiros nos destinos e realizar os passeios incluídos na programação. Normalmente as empresas contratam os serviços de receptivo onde não tem filiais Rent (aluguel); no caso de veículos rent-a-car/aluguel de veículos.
Rooming List: Relação de nomes de passageiros, divididos de acordo com os hotéis e acomodações a serem utilizados.
Sightseeing : Visita aos pontos turísticos da cidade.
Stand By: Quando o passageiro/viajante está em situação sujeita a disponibilidade de lugar (confirmação de passagem aérea, viagem, hotel, trem, etc).
Ski-in/out: Diz-se de hotel de montanha onde o hóspede pode sair/chegar esquiando.Trilha de esqui que liga o hotel diretamente às pistas regulares.
Translado/ tranfer : É o transporte terrestre de um passageiro. Pode ser in / out, quando se tratar de chegada/saída de um passageiro, em determinada cidade (transporte do Aeroporto até o hotel e vice-versa).
Upgrade : Serviço Oferecido como "cortesia", por hotéis, navios, Cias Aéreas, onde o passageiro usufrui um serviço superior ao que foi adquirido.
Valet: Mordomo que atende andares executivos (hotelaria). Funcionário que atende os quartos.
Valet Parking: Estacionamento com manobrista.
Vôo Regular : Vôos operados regularmente pelas Cias Aéreas, para vôos comerciais, nos quais dispomos de acordos comerciais.
Voucher : É o documento entregue ao passageiro com todas as especificações dos serviços turísticos adquiridos. Ele pressupõe a confirmação dos serviços discriminados.
(Fonte: Abih/Nacional e Terra Turismo)

Copa e Olimpíada terão subcomissão temporária no Senado

A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDRT) do Senado aprovou nesta quarta-feira o requerimento da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) para acompanhar, avaliar e fiscalizar todas as ações relacionadas à realização da Copa do Mundo 2014 e da Olimpíada 2016.
A função será realizada por meio de uma subcomissão temporária composta por cinco senadores, que deverá ser instalada na próxima semana.Os ministros da Defesa, Nelson Jobim, e do Turismo, Pedro Novais, e o presidente da Infraero, Gustavo do Vale, serão convidados para debater as condições dos aeroportos e de infraestrutura turística no Brasil e os projetos de melhoria que estão sendo elaborados.
Fonte: Panrotas

Forte de São Marcelo será reaberto para visitação

Em reunião com o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, nesta terça-feira (16), o superintendente estadual do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Carlos Amorim, contou que o órgão federal vai abrir um edital para a escolha de uma empresa que fará a administração turística e cultural do Forte de São Marcelo, um dos principais cartões-postais de Salvador. De acordo com Leonelli, Amorim informou que o equipamento deve ser reaberto para a visitação ainda no primeiro semestre deste ano.
Durante o encontro, eles também discutiram o formato da realização do São João da Bahia, no Centro Histórico da capital e ressaltaram aspectos como a decoração e a programação do Carnaval do Pelô.
Fonte: Secretaria de Turismo (Setur)

quarta-feira, 16 de março de 2011

Enrico Fermi e Cesar Gonçalves participam do lançamento do Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem em Salvador (BA)

Enrico Fermi, Presidente da ABIH Nacional - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e César Gonçalves, Diretor do IBH - Instituto Brasileiro de Hospedagem, braço operacional da ABIH Nacional, participaram ontem do lançamento do Programa de Qualificação dos Pequenos Meios de Hospedagem, em Salvador (Bahia) em Salvador. O programa pretende qualificar até 2014, cerca de 1,3 mil hotéis e pousados, com menos de 50 apartamentos, localizadas nas cidades que receberão os jogos da Copa do Mundo e em mais 32 destinos indutores. O objetivo é preparar os pequenos meios de hospedagem, que correspondem cerca de 70% dos hotéis brasileiros, para atender com excelência os turistas que visitarão o país.

Com investimentos na ordem de 3,3 milhões, o projeto é coordenado pelo SEBRAE – Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas e pela ABIH Nacional - Associação Brasileira da Indústria de Hotéis e operacionalizado pelo IBH - Instituto Brasileiro de Hospedagem, com apoio das ABIH´s locais. De acordo com a ABIH-BA, a capital baiana tem hoje cerca de 37 mil leitos, sendo que 25% desse total são provenientes de hotéis com menos de 50 apartamentos. O projeto de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem, já foi lançado em Recife (PE), Belo Horizonte (MG), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Manaus (AM) e São Paulo (SP) e pretende, até abril, ser lançado em todas as capitais que receberão os jogos da competição.
O Presidente da ABIH Nacional - Enrico Fermi, destaca que os empreendimentos hoteleiros precisam estar atentos para a qualificação do atendimento e aos serviços prestados. Dados do Ministério do Turismo indicam que o número de visitantes estrangeiros no Brasil deve crescer progressivamente até 2014. Só no ano da Copa, o país espera receber oito milhões de visitantes, sendo 600 mil apenas no mês do mundial. O número de brasileiros que devem viajar pelo país durante o evento esportivo deve chegar a três milhões.
Para Luiz Barreto, Presidente do SEBRAE nacional e ex-Ministro do Turismo, o programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem será um legado para os micro e pequenos empresários, para que sejam beneficiados antes, durante e depois da realização da Copa do Mundo de 2014. “A qualificação pode gerar ainda mais negócios, pois o turista que vier ao Brasil e for bem atendido vai levar uma imagem positiva do nosso país para casa e voltar outras vezes”, afirma Barretto.
Fonte: Revista Hotéis

Chega ao nordeste o Bem Receber Copa - Ecoturismo e Aventura

O Ministério do Turismo (MTur) e a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) levam ao nordeste, esta semana, as novidades do projeto Bem Receber Copa - Ecoturismo e Aventura. Os seminários de apresentação das oportunidades do projeto aconteceram em Fortaleza (CE) e Olinda (PE) hoje, 15 de março. Em Salvador (BA) e Natal (RN) os seminários acontecerão no próximo dia 17.
Durante os seminários, os participantes têm a oportunidade de conhecer as propostas e se inscrever de acordo com sua necessidade. São 215 frentes de qualificação, com 121 cursos presenciais, 86 turmas de ensino a distância e oito cursos com vídeo-aulas. O projeto prevê a qualificação de oito mil profissionais em todo o país. Os cursos passam a ser oferecidos gratuitamente a partir do final do primeiro semestre.
Com foco na Copa do Mundo 2014, o Bem Receber Copa – Ecoturismo e Aventura visa qualificar quatro grupos prioritários: empresários e gerentes de empresas de ecoturismo e turismo de aventura, guias de turismo e condutores de turismo de aventura, gestores de unidades de conservação e agentes de operadoras de viagens do mercado convencional.
Belo Horizonte foi a primeira das 12 capitais brasileiras a receber o seminário. As demais capitais onde os seminários irão acontecer são: Manaus (AM), no dia 22 de março; Goiânia (GO); Porto Alegre (RS); Curitiba (PR); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP) e Cuiabá (MT), ainda sem data definida.
A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail cursospresenciais@abeta.com.br ou pelo telefone .
Programa Bem Receber Copa Iniciativa do MTur, o programa pretende qualificar o setor de turismo envolvendo os segmentos de ecoturismo, turismo de aventura, alimentação, hospedagem, transportes e serviços em geral com foco no maior evento do futebol mundial.
SERVIÇO
Seminários Bem Receber Copa Ecoturismo e Aventura - Oportunidades de Qualificação e Negócios para a Copa do Mundo Salvador (BA)
Data: 17/03Local: União dos Municípios da Bahia (Av. Luis Viana Filho, 320).Horário: 8h30 às 12h30
Fonte: Ministério do Turismo

Novas tarifas de embarque

Entraram em vigor nesta segunda-feira os novos valores das tarifas de embarque no país. Portaria da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) que definiu as tarifas foi publicada no "Diário Oficial da União" no fim de janeiro.
De acordo com a agência reguladora, os valores não eram reajustados desde 2005. Paga pelos passageiros às empresas aéreas, a tarifa de embarque é fixada com base na categoria de cada aeroporto e da viagem --se é doméstica ou internacional.
Antes, a taxa fixada variava entre R$ 8,01 e R$ 36 --quanto maior a demanda do aeroporto, maior o valor. O de Guarulhos, por exemplo, está entre os que têm a tarifa mais cara do país.
Com a inclusão do Adicional de Tarifa Aeroportuária, o limite máximo a ser cobrado pela administradora aeroportuária nos casos de voos nacionais será:
Categoria 1: R$ 20,65
Categoria 2: R$ 16,23
Categoria 3: R$ 13,44
Categogria 4: R$ 9,30
No caso de voos internacionais, os tetos passam a ser de:
Categoria 1: R$ 36,57 (+ taxa adicional de US$ 18)
Categoria 2 :R$ 30,46 (+ taxa adicional de US$ 15)
Categoria 3: R$ 24,37 (+ taxa adicional de US$ 12)
Categoria 4: R$ 12,19 (+ taxa adicional de US$ 6)
Uma nova regra aprovada em janeiro pela Anac estabelece que o aeroporto poderá dar descontos de até 100% ou cobrar um valor até 20% maior do que o fixado, por exemplo, a depender de a viagem ser em horário de pico ou menos concorrido.
A cobrança da sobretaxa de até 20% deverá ser compensada com a concessão de descontos em outros momentos. Os critérios devem ser divulgados publicamente, com antecedência mínima de 30 dias. No fim do ano, o valor médio arrecadado com as tarifas não deve ultrapassar o limite máximo estabelecido pela Anac.
A variação de valores também valerá para as taxas de pouso, decolagem e permanência cobradas das companhias aéreas (que foram reajustadas na portaria divulgada hoje), o que pode, em tese, se refletir em custo maior ou menor no bilhete da viagem.
Haverá, inclusive, liberdade para estabelecer diferentes preços em cada terminal de um mesmo aeroporto e ao longo de um dia.
METAS
As metas de eficiência que cada aeroporto terá que atingir também foram definidas na portaria publicada pela Anac. Calculada com base em parâmetros internacionais de desempenho, que levam em consideração o número de embarques e desembarques e o volume de cargas dividido pelos custos operacionais, as metas acabam por formar uma espécie de ranking dos aeroportos.
Na categoria 1, por exemplo, a meta mais alta (30,78%) foi aplicada ao Aeroporto Internacional Tom Jobim, o Galeão, no Rio de Janeiro, o que pode ser interpretado como um atestado de que o Galeão é o mais ineficiente entre os 16 de sua categoria. Em seguida vêm os aeroportos de Manaus e de Maceió. Nesta categoria, o mais bem cotado -- ou que teve a meta de eficiência mais branda (7,48%) -- foi o de Brasília.
Fonte: Folha de São Paulo

Salvador sedia workshop de Turismo Pedagógico

Ainda desconhecido do grande público, o turismo pedagógico é o tema principal de um workshop que será realizado nesta quarta-feira (16), às 18h30, no Hotel Golden Tulip, em Salvador. O encontro reunirá representantes de empresas de transportes, escolas particulares e de uma operadora de turismo especializada no segmento.

De acordo com a empresária Ângela Alpina, o turismo pedagógico consiste na aplicação de visitas supervisionadas aos principais atrativos turísticos da Bahia, como Mucugê, na Chapada Diamantina, Paulo Afonso, Ilhéus e municípios do Recôncavo Baiano.

O segmento é voltado para estudantes de 12 a 17 anos e inclui palestras e trilhas explicativas cujos temas variam de acordo com a região. “Se estamos no Litoral Sul, abordamos a história do cacau; na Chapada, falamos de arqueologia; no Recôncavo, abordamos a cultura; e, em Paulo Afonso, os estudantes têm acesso às informações sobre a história de Lampião e do Cangaço”, ressalta Ângela Alpina.

O workshop é gratuito. Mais informações pelos telefones e 9985-6481 ou no site www.terraverdeturismo.com.br .
Hotel Golden Tulip – Rua Monte Conselho, 505, Rio Vermelho – Salvador-BA
Quarta-feira, 16 de março de 2011, às 18h30
Fonte: Bahiatursa

segunda-feira, 14 de março de 2011

EX-DEPUTADO baiano assume secretaria de desenvolvimento do Mtur

O cargo que faltava a ser preenchido dentro da primeira linha de comando do Ministério do Turismo foi indicado para mais um parlamentar ligado ao PMDB. O ex-deputado Colbert Martins será o Secretario Nacional de Desenvolvimento. O ato já foi assinado pela Casa Civil da Presidência e publicado no Diário Oficial da União.
Vai comandar uma secretaria que subsidia a formulação dos planos, programas e ações destinados ao desenvolvimento e ao fortalecimento do turismo nacional. E que estabelece e acompanha os programas de desenvolvimento regional de turismo e a promoção do apoio técnico, institucional e financeiro necessário ao fortalecimento da execução e da participação dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios nesses programas. Para um exemplo maior, é quem coordena as ações relacionadas ao Prodetur, o programa de financiamentos com o BID. Na gestão anterior, tinha como secretário Frederico Costa, atual secretario executivo do Mtur.
Colbert Martins da Silva Filho, médico, que voltou para o PMDB por influência do ex-ministro Geddel Vieira Lima (Integração Nacional), tentou a quarta eleição em outubro, sem êxito. Ligado à região de Feira de Santana, recebeu sua indicação sem maior surpresa, já que integra o partido dominante da pasta, onde também a outra secretaria nacional está com uma ex-parlamentar, Bel Mesquita.
Martins voltou ao PMDB, onde havia iniciado carreira política e de onde havia saído para o PPS a partir de 2007. Entre os cargos públicos, chegou à sub-secretario da Saúde na Bahia e mantém a condição de professor da Universidade Estadual de Feira. Foi deputado estadual de 91 a 95 na Bahia, e exerceu o primeiro mandato federal entre 1995 a 1999. Foi reeleito em 2003 e 2007 para dois novos períodos em Brasília.
Fonte: Brasilturis Jornal

TURISMO VAI REPRESENTAR 3,3% DO PIB BRASILEIRO, EM 2011, E GERAR 2,8 MILHÕES DE EMPREGOS

Tomadas outras atividades que impactam no turismo, a participação do setor deve chegar a R$ 356,7 bilhões, o que corresponde a 9,1% do PIB
O impacto direto das atividades de turismo (hotéis, agências de viagens, companhias aéreas e serviços de transporte terrestre) deve representar 3,3% (R$ 129,6 bilhões) do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2011. A informação consta do relatório entregue nesta manhã ao presidente do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur), Mário Moysés, pelo CEO do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (World Travel & Tourism Council), David Scowsill, durante a ITB (sigla em alemão para “bolsa de turismo internacional”), que termina hoje em Berlim.
Segundo Moysés, que recebeu o documento do executivo da WTTC no próprio estande da Embratur – que participa pela 33ª vez consecutiva do evento –, os dados do estudo traduzem o momento especial vivido pelo turismo brasileiro. “Além da atração natural de visitantes que será provocada pelos grandes eventos esportivos, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, a estabilidade econômica e a nova realidade social do Brasil nos dão um cenário favorável para projetar a evolução do turismo na próxima década.”
Neste sentido, a estratégia da Embratur é mostrar que o Brasil é um destino muito rico pela sua diversidade diversidade natural, cultural e pela modernidade de suas cidades e serviços. “Um país onde os estrangeiros encontram gastronomia, cultura, esportes, natureza, tecnologia, comunicação e, claro, um povo muito receptivo e alegre, realmente especial.”
O relatório – “Impacto Econômico de Viagens e Turismo 2011” – realizado pelo Conselho em parceria com a Universidade de Oxford, mostra que a indústria do turismo deve crescer na ordem de 4,8% por ano até 2021, quando deverá representar 3,6% do PIB (R$ 206,9 bilhões). O estudo analisa o impacto das atividades do setor no PIB dos países e o seu desenvolvimento no mundo.
Quando tomadas outras atividades que impactam no turismo, como infra-estrutura e outros serviços, a participação do setor no PIB brasileiro deverá ser, em 2011, da ordem de R$ 356,7 bilhões (9,1% do PIB), com projeção de crescimento de 4,5% ao ano até 2021, quando deverá alcançar a soma de R$ 555,1 bilhões (9,5% do PIB).
Geração de emprego e aumento de divisas – Ainda de acordo com o relatório, as atividades diretas de turismo devem ser responsáveis, no Brasil, por 2,8 milhões de empregos em 2011 (2,9% dos empregos totais) e, em 2021, por um total de 3,5 milhões, um aumento de 26,1% em dez anos. A contribuição total do turismo para a empregabilidade do país, considerando outras áreas impactadas, deverá ser de 8,1 milhões de empregos em 2011 e 9,7 milhões em 2021 (8,9% de todos os empregos do país).
Segundo o relatório, o Brasil deve atrair 5 milhões de turistas estrangeiros em 2011, que deverão gastar no país R$ 12,5 bilhões e a previsão para 2021 é de que o país atraia 10,6 milhões de estrangeiros, gerando R$ 38,7 bilhões, um aumento de 7,8% de gastos por ano no país na próxima década.
O relatório aponta ainda que o turismo no Brasil atrairá investimentos na ordem de R$ 4,7 bilhões, crescendo 6,5% ao ano e chegando a investimentos de R$ 89,3 bilhões em 2021. Isso significa que do total de investimentos na economia do país, o turismo saltará de 5,8% em 2011 para 6,3% em 2021.
Esses dados colocam o Brasil em quinto lugar no ranking mundial quando os assuntos são Contribuição Total do Turismo para os Empregos (incluindo outras atividades impactadas) e Investimentos em Viagens e Turismo. Quando os assuntos são a Contribuição Direta do Turismo para o PIB, Contribuição Total do Turismo para o PIB (incluindo outras atividades impactadas) e Contribuição Direta para os Empregos (em hotéis, agências de viagens, companhias aéreas e serviços de transporte terrestre), o Brasil ocupa a sexta posição.
Fonte: Assessoria de Comunicação da EMBRATUR

sexta-feira, 11 de março de 2011

Fumar ou não fumar nos apartamentos dos hotéis: Eis a questão!!!

Com as restrições da lei antifumo os apartamentos dos hotéis se tornaram os últimos redutos dos fumantes, mas o cerco continua apertando e muitos hotéis resolveram radicalizar ao não aceitar fumantes o que já é uma tendência mundial.
A lei antifumo que completa dois anos em vigor no estado de São Paulo este ano e que foi adotada por outras cidades e estados brasileiros, enfrentou muitas polêmicas quanto à proibição do fumo em ambientes coletivos principalmente de restaurantes, bares e hotéis.
Muitos empresários desses estabelecimentos acreditavam que esse cerco fechado contra os fumantes, afugentasse ou até mesmo diminuísse o número de clientes e hóspedes e consequentemente amargariam com os prejuízos.
Porém, como nas leis sempre existem algumas brechas, na lei antifumo não podia ser diferente, e um dos artigos é brando e permite o fumo nos apartamentos dos hotéis, já que são considerados íntimos dos clientes como nas suas próprias casas e, também a fiscalização nesses lugares ferem o direito à privacidade.
Com essa abertura da lei, o segmento hoteleiro não teria tantos prejuízos e os fumantes poderiam fumar livremente nos apartamentos que são os últimos redutos de ambientes fechados. Mas será mesmo que os hotéis obtêm alguma vantagem permitindo o fumo nos apartamentos?
Como os apartamentos dos hotéis são os únicos lugares que restam para os hóspedes fumarem sem ser punidos, a equipe de governança dos hotéis possuem um trabalho a mais na higiene e sanitização dos locais, pois eliminar aquele incômodo cheiro da fumaça não é uma tarefa fácil e requer tempo e custos.
Abrir portas e janelas para arejar ou mesmo aplicar um produto para seqüestrar odores, podem surtir efeito, mas dependendo do tempo de exposição, a ação não é suficiente. O ideal é que as cortinas sejam retiradas frequentemente para lavagem e substituídas e as poltronas e peças com revestimento também deverão ser higienizadas com maior cuidado. No caso do enxoval não há necessidade de um processo especial, a higienização é normal.
Além desta preocupação com lavagem e higienização, existe o tempo que soa como custo, pois em vários hotéis existe uma quota mínima de apartamentos para uma única camareira limpar e contratar mais funcionários nem sempre faz o orçamento bater no final do mês. Geralmente o número de camareiras varia de acordo com a categoria do hotel. Os de padrão executivo, a proporção é de uma camareira para 16 apartamentos. Nos hotéis de luxo, a proporção é de uma para cada grupo de nove a 12 apartamentos.
A Presidente da ABG – Associação Brasileira das Governantas e Profissionais da Hotelaria, Maria José Dantas, explica que em razão dos apartamentos serem os últimos redutos dos fumantes, de certa forma essa concentração tem gerado uma facilidade na logística da governança. “A quantidade de fumantes vem diminuindo, acho que as pessoas têm se preocupado mais com a saúde. Desde que a lei antifumo entrou em vigor, criou muita dificuldade para os fumantes, isso de certa forma, fez baixar o número de fumantes nos hotéis”, frisa Maria José.
Mesmo com essa diminuição do número de fumantes nos hotéis, é muito comum ocorrer problemas com queimaduras provocadas por cigarro em produtos e equipamentos dos apartamentos, como no enxoval de cama, criados mudos, mobiliários e cortinas, e isso acaba gerando prejuízos e custos ao hotel. Mas isso é muito comum quando os fumantes ocupam os apartamentos não-fumantes, pois estes não possuem cinzeiro. Alguns hotéis preferem correr este risco, pois dependendo da taxa de ocupação, o hóspede é informado pela recepção que o andar em que encontra seu apartamento é para não fumante, e que ali há restrições, e mesmo assim o hóspede fuma.
Mesmo sem queimar móveis, objetos ou enxoval um hóspede fumante aumenta o custo da operação em um hotel. As cortinas precisam ser lavadas com maior frequência. No caso de ter que bloquear o apartamento por causa do cheiro forte ou danos no mobiliário, há um impacto maior. Nem sempre a reposição de um material danificado é rápida e muitas vezes depende de marceneiro, aprovação de orçamento, do controller, entre outras variáveis. A implantação da política de 100% não fumante por alguns hotéis é muito boa e considerada uma tendência mundial, mas existe o risco de além de perder o hóspede fumante, assim como o não fumante. “Já me hospedei em hotéis que adotaram essa política de 100% não fumante e encontrei o meu apartamento com cheiro de tabaco. Vejo que o controle é muito difícil. É muito delicado você vigiar o que o hóspede faz dentro dos apartamentos, é quase uma invasão de privacidade. Uma outra solução menos drástica é os hotéis reservarem andares exclusivos para fumantes, pois dificilmente um não-fumante conseguiria ficar em um apartamento com cheiro de tabaco. Isso é um assunto muito sério para o hotel que necessita se posicionar de forma clara”, assegura Maria José.
De acordo com o Diretor Comercial e de Marketing do Hotel, Silvio Araújo, a implantação desse conceito colocou o hotel paulista Grand Hyatt São Paulo em sintonia com a política global da companhia, que já adota a prática de hotel 100% antifumo em muitas regiões do mundo. “Acreditamos que isso vem de encontro ao desejo da sociedade, uma vez que é uma prática extensivamente apoiada também dentro de outros setores organizados da sociedade brasileira. É uma tendência que veio para firmar-se como algo definitivo e também uma demonstração de respeito com o hóspede que vai ocupar em seguida o apartamento”, frisa Araújo.

Tecnologia para eliminar odores indesejados
Investir em tecnologia para eliminar odores indesejados de mofo e cigarro, assim como livrar o ambiente de ácaros e bactérias nocivas é uma boa solução para agradar hóspedes fumantes e não fumantes, assim como ter apartamentos disponíveis para reserva em qualquer período. Foi pensando nisto que o hotel Bourbon Alphaville numa postura inovadora adotou a desinfecção dos apartamentos por meio da nebulização a frio. Esse serviço é bastante eficiente, no combate as bactérias, ácaros e fungos e ainda protege, previne e conserva o local sanitizado.

Outra vantagem é que não deixa resíduos, cheiro ou manchas e os apartamentos ficam totalmente hipoarlegênico, ou seja, o hóspede que se instalar nesse ambiente não terá nenhum tipo de alergia e não ficará exposto a organismos nocivos a saúde.

Além disso, a película protetora preserva e conserva as instalações, reduzindo custos com a manutenção e troca de cortinas, cúpulas de abajur, quadros, entre outros objetos. Outra solução que foi apresentada recentemente ao mercado é a tinta higiênica que a Universo Tintas lançou para atender às necessidades dos hotéis terem ambientes cada vez mais higiênicos para receberem hóspedes com problemas de rinites, assim como facilitar a limpeza e manutenção, evitar proliferação de bactérias e tirar odores impregnados de fumaça de cigarro nas paredes. O produto possui em sua fórmula ions de prata que atuam como um campo eletromagnético, o qual repele os microorganismos da superfície, devido à diferença eletrostática entre a molécula (prata) e a parede celular.

Este processo é certificado por rigorosas normas do Japão e garante 100% de proteção aos ambientes por no mínimo três anos. O látex acrílico possui ótima resistência, o que permite uma fácil limpeza e após três horas de aplicação, não possui cheiro. O esmalte é ideal para superfícies de madeira, metais ferrosos e alvenaria. Como é diluível em água, proporciona baixo odor durante a aplicação e a secagem, estando disponível em acabamento brilhante. Já o expoxi é um produto de altíssima resistência e indicado para pinturas deterioradas por repetidas operações de limpeza, como em cozinhas de hotéis.
Fonte: Revista Hotéis






Turismo da Bahia comemora ganhos

O trade turístico da Bahia está comemorando os ganhos do Carnaval. Segundo o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem, seccional Bahia, Pedro Galvão, o turismo receptivo cresceu 20% em relação ao ano anterior e o emissivo 25%.“A classe C impulsionou as vendas de pacotes durante o Carnaval, aproveitando o dólar baixo e a economia aquecida. Além dos pacotes internacionais, comercializamos os pacotes nacionais. O Carnaval foi uma data muito boa para as agências de viagens, que obtiveram uma excelente performance”, diz.
O presidente do Convention Bureau de Salvador e Litoral Norte, Pedro Costa, lembrou que a participação de entes governamentais foi crucial para o bom desempenho da festa. “Precisamos destacar o trabalho do Conselho Municipal do Carnaval, Saltur, Bahiatursa, Secretaria de Turismo, Polícia Militar, dentre outros. O suporte foi fundamental para o brilho da festa e para que o setor conseguisse se destacar economicamente”, lembra.
Caos na infraestrutura – O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, seccional Bahia, ABIH, José Manoel Garrido, lembrou da questão da infraestrutura. “Precisamos ampliar emergencialmente nosso aeroporto, cuja capacidade anual há muito foi superada. A liberação do licenciamento ambiental se fez prioridade. O porto, para que possam ser recebidos turistas. Em relação à mobilidade, o metrô nem chegou a ser inaugurado e encontramos um enorme gargalo neste ponto”, avisa.
Ele reclama da capacitação e destaca os problemas com os táxis durante o Carnaval. “Era preciso uma maior fiscalização por parte dos órgãos responsáveis para coibir o que, infelizmente, aconteceu neste ano. Houve muita reclamação por parte de turistas envolvendo desrespeito. Precisamos lembrar que Salvador será palco de grandes eventos internacionais como a Copa das Confederações, em 2013, Copa do Mundo, em 2014, Olimpíadas, em 2016, e Paraolimpíadas.Tudo isso se mostra excelentes oportunidades para o turismo da cidade”, recorda. Garrido destaca que em relação ao ano anterior a ocupação hoteleira cresceu 6% e a média foi de 95% de ocupação nos hotéis baianos”.
Fonte: Tribuna da Bahia

quinta-feira, 10 de março de 2011

Lançamento do Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem

No próximo dia 15, lançaremos em Salvador o Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem, qual envolve uma série de ações e ferramentas de capacitação de pessoas e qualificação de serviços idealizadas e executadas, a partir da parceria entre o SEBRAE, a ABIH e suas seccionais nos estados, além do Instituto Brasileiro de Hospedagem - IBH.

Esperamos contar com sua presença, empresário de Lençóis, Morro de São Paulo e Salvador. Este é o momento de conhecer o programa, mas também de confraternização e celebração.
VOCÊ FAZ PARTE DESSE DESAFIO.

Participe em Salvador - BA do Lançamento do Programa de Qualificação de Pequenos Meios de Hospedagem - Pequenos & Notáveis no Dia 15 de Março. O evento é destinado aos empresários do Estado da Bahia.

Horário: 14h às 17h

Faça o movimento certo. Confirme sua participação:

RSPV - Daniela Teixeira


Fone: (61) 3327-7290

Turistas lotam aeroporto e prometem voltar no São João

Mal acabou o Carnaval e os baianos já estão pensando no São João! A operação bota-fora realizada no aeroporto pela Secretaria do Turismo e Bahiatursa, até o final de semana, agradece a presença dos visitantes e os convida a voltar em junho para conhecer a maior festa regional do país.
Baianas distribuem revistas Viver Bahia, com reportagem sobre o São João, fitas do Senhor do Bonfim e porta retratos. Os turistas aprovam a iniciativa e prometem voltar. A capixaba Isabela Borges, 31 anos, brincou o carnaval na pipoca e confirmou sua presença no próximo ano. “Amei isso aqui, se puder volto logo para conhecer o São João também”, disse.
Segundo dados da Infraero, cerca de 25 mil passageiros devem deixar Salvador hoje pelo aeroporto. “Por isso estamos aproveitando para convidá-los a voltar no São João. Assim encerramos com sucesso nossa Operação Carnaval com mais de 100 mil atendimentos, nas ruas, rodoviária, porto e aeroporto pelos Guias e Monitores”, explicou o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.
Quem pensa que a Bahia encerra sua temporada de festas de verão com o fim do carnaval de Salvador, se engana. No próximo dia 19 de março, haverá o Espicha Verão, na praia da Ribeira. Tem também o Carnaporto em Porto Seguro, que começa nesta quarta-feira(9) e segue até o dia 11 de março. As atrações são Cláudia Leitte, Tomate, Timbalada, Parangolé e Araketu. A expectativa é que cerca de 100 mil turistas visitem o município durante esse período.

Ocupação hoteleira chega a 100% nos circuitos da folia

A taxa de ocupação dos hotéis situados nos circuitos do Carnaval de Salvador foi de 100%, segundo informações do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS). Ainda de acordo com a entidade, a procura pelos pacotes de carnaval ocorreu desde dezembro e este é o melhor ano para o setor desde 2006.
Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado, Salvador recebeu 500 mil turistas nos seis dias de folia. A maioria dos visitantes veio de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Os estrangeiros representaram 5% do total de turistas.

Ocupação hoteleira chega a 100% nos circuitos da folia

A taxa de ocupação dos hotéis situados nos circuitos do Carnaval de Salvador foi de 100%, segundo informações do Sindicato dos Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de Salvador e Litoral Norte (SHRBS). Ainda de acordo com a entidade, a procura pelos pacotes de carnaval ocorreu desde dezembro e este é o melhor ano para o setor desde 2006.
Segundo dados da Secretaria de Turismo do Estado, Salvador recebeu 500 mil turistas nos seis dias de folia. A maioria dos visitantes veio de estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal. Os estrangeiros representaram 5% do total de turistas.

Governo explica onde aplicou R$ 52.907.660,20 na organização do Carnaval baiano

Os investimentos anunciados pelo governador Jaques Wagner foram aplicados em Segurança (R$ 24.537.670,00), Turismo (R$ 14.200.000,00), Cultura - Secult, Bahiagás, Embasa - (R$ 10.567.000,00), Saúde (R$ 3.188.000,00) e Desenvolvimento Social (R$ 226.883,32). Resta saber onde a Prefeitura de Salvador colocou os milhões arrecadados em patrocínios, licenciamentos e na cobrança de ISS dos blocos e camarotes.
Fonte: Bahia Negócios

Cidades do interior da Bahia também fizeram Carnaval e outras preparam a Micareta

Além de Salvador, os foliões sentiram o gostinho do Carnaval em Abaíra, Barreiras, Caravelas, Correntina, Ilhéus, Itacaré, Jiquiriçá, Lauro de Freitas, Maragogipe, Mucugê, Palmeiras, Porto Seguro, Prado, Rio de Contas, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Vera Cruz e Lapão. Muitos municípios - a exemplo de Juazeiro - farão a festa em outras datas, enquanto outros – a exemplo de Feira de Santana - já se estruturam para promover suas Micaretas.
Fonte: Bahia Negócios

Carnaval teve 161 acidentes, 102 feridos e 17 mortos na rodovias federais

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) divulgou na manhã desta quinta-feira, 10, o resultado final da Operação Carnaval. Nos seis dias do plantão, entre a quinta-feira, 3, e a quarta-feira, 9 de março, foram registrados 161 acidentes, com 102 feridos e 17 mortos nas rodovias federais da Bahia.
Os trechos mais perigosos apontados pela PRF foram a BR-101, com sete mortos, BR-324, com quatro, e BR-110, com três. Segundo o boletim divulgado, o agravante nos acidentes de 2011 foram os casos registrados com motocicletas, que deixaram seis mortos. “A imprudência e a falta de cuidado dos condutores no trânsito foram determinantes, fato que é ratificado pelo alto índice de acidentes graves por colisões, saída de pista e capotamentos, causados principalmente por ultrapassagens em locais proibidos e excesso de velocidade, nos quais pelo menos 64,71% dos acidentes com mortes ocorreram por estas imprudências”, informou a nota divulgada pelo órgão.
Um total de 866 autuações por ultrapassagem indevida e outras 591 por falta do uso de cinto de segurança também foram registradas. Dos 8.277 veículos e 5.152 pessoas fiscalizadas em todo o estado, 56 foram presas e encaminhadas à Delegacia de Polícia Judiciária. Já os casos de uso de bebida alcoólica ao volante computaram 34 condutores presos e mais 100 autuações, num total de 2.878 testes feitos com o etilômetro.
Fonte: A Tarde

sexta-feira, 4 de março de 2011

Deville Salvador lança cardápio vegetariano

O hotel Deville Salvador lançou um cardápio com pratos vegetarianos, e também um menu especial para celíacos — pessoas com rejeição a glúten. Esta iniciativa surgiu devido às pesquisas de satisfação preenchidas pelos hóspedes que apontaram esta tendência. “Nosso compromisso é respeitar as necessidades de nossos hóspedes. Por isso, pensamos num cardápio que atendesse a todos que seguem dietas especiais”, destaca a Nutricionista Andréia Galiza.Os pratos vegetarianos não contêm proteína animal e foram desenvolvidos pelo Chef Eminídio da Silva e por Andréia.
Um dos pratos do cardápio é o “kibe de carne de soja recheado com tomate seco, servido com arroz integral com nozes e batata recheada com alecrim e manjericão; e uma outra opção é o “risoto de brócolis e cogumelos”. Como opções de sobremesas, está a “panacota de nozes”, feita com creme de leite de soja e servida com calda de morango ou damasco. Já o menu exclusivo para celíacos inclui pão sem glúten no café da manhã, e hambúrguer vegetariano, feito com carne de soja e pão de batata.
Fonte: Revista Hotéis

Deville lança cartão fidelidade

O Deville StarClub (foto), cartão de fidelidade da rede Deville passa a fazer parte do Volià Hotel Rewards, um programa de fidelidade interncaional, que reúne hotéis e resorts quatro e cinco estrelas, espalhados nos cinco continentes do mundo. Com o Deville StarClub, os hóspedes acumulam pontos durante as hospedagens nos hotéis da rede no Brasil e podem resgatá-los em forma de diárias em hotéis, passagens aéreas e outros benefícios.
O Voilà oferece a seus associados vantagens personalizadas, de acordo com a categoria do cartão e as redes de hotéis participantes. São mais de 200 destinos no mundo, incluindo Emirados Árabes Unidos, Austrália, Indonésia, entre outros países.De acordo com o Diretor de marketing e vendas da Rede Deville, Cícero Vilela, o programa tem como objetivo premiar os clientes mais leais à marca. "É um desejo antigo do grupo, que se torna realidade agora. Pretendemos atingir a marca de 20 mil associados ainda em 2011", destaca Vilela.O programa ainda contempla a troca de pontos por trechos aéreos nas companhias que integram a "Sky Team", segunda maior aliança de companhias aéreas do mundo (www.skyteam.com).
Os benefícios também podem ser utilizados no Multiplus, programa de fidelidade brasileiro, no qual é possível acumular e trocar pontos por produtos ou serviços de diferentes empresas (www.multiplusfidelidade.com.br).

Fonte: Revista Hotéis

Já começou o Carnaval de 8 dias na capital baiana

Todas as principais via do centro da cidade, Pelourinho e orla marítima - trecho do Rio Vermelho à Ladeira da Barra - estão interditados para ceder lugar aos trios e blocos. Oficialmente, o Carnaval tem início às 20 horas, no Campo Grande. A rede hoteleira espera ocupação de 100% entre sábado e terça feira.
Fonte: Bahia Negócios

quinta-feira, 3 de março de 2011

Salvador Turismo recepciona turistas para carnaval

Uma equipe da Salvador Turismo (Saltur) iniciou ontem (quarta-feira, dia 2) o trabalho de recepção dos turistas que chegam à cidade pelo aeroporto para passar o carnaval, explica a prefeitura da capital baiana.Dez agentes uniformizados farão a distribuição de folhetos com toda a programação da festa e de um mapa dos três circuitos da folia.
Além disso, os visitantes poderão contar com orientações sobre hospedagem, transporte, pontos de visitação, camarotes e blocos, entre outras informações. “Receber bem o turista e oferecer a cada um deles informações precisas desde o momento da sua chegada e durante todo o tempo em que permanecer em Salvador é uma das atribuições da Saltur, que durante o carnaval intensifica essa ação”, explica o presidente da empresa, Cláudio Tinoco.
A partir de hoje, todas as principais portas de entrada de turistas em Salvador terão equipes da Saltur para fazer o receptivo e distribuir material informativo sobre o carnaval.Há 50 agentes da Saltur com capacidade de comunicação em inglês e espanhol, que ficarão diariamente até terça-feira (dia 8) no aeroporto, na rodoviária, no porto e no ferry-boat. Além disso, a Saltur realizará ações nos camarotes privados e nos hotéis.

Fonte: www.panrotas.com.br

quarta-feira, 2 de março de 2011

Trabalhadores de hotéis de Salvador ameaçam parar

Os trabalhadores da rede hoteleira de Salvador podem entrar em greve no período do Carnaval. Segundo Almir da Silva, diretor sindical do Sindhotéis, a categoria vem tentando desde novembro entrar em acordo. “Queremos aumento dos pisos para R$ 587 e R$ 630, enquanto os donos de hotéis oferecem R$ 560 e R$ 605”, disse.
Em assembleia no dia 26 no centro desportivo e cultural Sindhotéis em Stella Mares, foi aprovado o indicativo de greve a partir de 01 de Março de 2011. “Mesmo com as elevadas taxas de ocupação média anual (cerca de 70%), os patrões ainda se mostram irredutíveis, não aceitando nem a proposta apresentada pelo mediador da superintendência regional do trabalho”, afirmam os representantes do sindicato.
Fonte: Tribuna da Bahia