segunda-feira, 21 de março de 2011

Onde trabalhar? (Artigo retirado da Revista Hotéis)

Quando me pediram para escrever algo sobre mercado de trabalho para a hotelaria já me veio em mente “Meus Deus! Quantas páginas precisarei para mensurar o mercado onde este profissional poderá desempenhar suas funções?
Tentei ser bem preciso nesta pequena matéria, viu alunos?!O que me incomodou dias após esse convite, foi escutar pelos corredores do Senac, alunos - que já foram “meus” – reclamarem sobre a falta de oportunidades no mercado de trabalho hoteleiro. Sinto-me mais inquieto ainda, pois todos os dias recebemos, pela central de estágios, inúmeras oportunidades que são dispostas à vocês. Qual será o problema então? Sim, sim a remuneração não é mais a mesma, a alta qualificação solicitada pelo empregador, a conciliação estágios e estudos...acho que ficam descontentes. Mas então porque fazer hotelaria? Pelo mesmo fato que eu e tantos outros profissionais fizemos, Oportunidades.Temos a certeza de que é um ramo promissor e que nos dá benéficas fontes; seja de renda (sim, sim, ela melhora conforme os anos de trabalho duro!), de oportunidades no exterior, de novos conhecimentos, novas culturas, enfim, um mundo de oportunidades literalmente. Podemos sim desempenhar nossas funções, de início bem operacionais e recebendo poucos vinténs of course, porém isso se dá em qualquer parte do mundo. As oportunidades para nossa área são imensas e vem crescendo dia após dia com o aquecimento de todos os outros mercados. Tá OK; se gostamos de gente podemos ter qual segmento de oportunidades para trabalhar? Ora, todos que lidam de certa forma com clientes, seja ao vivo, on line ou por telefone, fazemos isso com uma destreza inigualável, somos brasileiros e gostamos de gente!È claro que teremos mais aderência a algumas áreas e menos em outras, mas podemos desempenhar funções em organizações nunca antes imaginadas como as áreas de logística, seguros e bancos.
Nós hoteleiros somos versáteis, é essa a palavra certa. Versátil, bonito não?! Versáteis para dissolver a apatia e dar o primeiro sorriso e bom dia. Versáteis, pois temos feeling para resolver situações humanas, sejam elas positivas ou negativas. Situações que os seres humanos a desenvolvem (criam) como; pressa, antipatia, stress, comodismo, anti-atividade (um oposto a pró-atividade), essas coisas que cada vez mais o estilo de vida atual vem pregar como comum à sociedade, nós tentamos dissolve-lo e demonstrar o oposto. Bom, vocês devem estar ansiosos por uma lista de empresas ou áreas para saberem onde e como enviar seus currículos. Não dou não! Não existem limites para as atividades hoteleiras hoje em dia, o que se tem é bom senso em melhor utilizar a mão de obra de um hoteleiro. Não seremos eternamente operacionais, queremos mais, seremos cabeças pensantes nas organizações. Até bem pouco tempo, muitas áreas torciam o nariz ao receber um hoteleiro de formação para atuar nelas, porquê???? Prudentemente, digo que não sei. Mas sem pestanejar digo que somos bons para desenrolar nós entre pessoas.
Alunos, criem oportunidades de trabalho em diversas empresas que objetivem o melhor atendimento, empresas que dão prioridade para um atendimento eficaz e de excelência ao público, ramifiquem-se no setor produtivo de serviços! Somos ávidos consertadores de situações e ótimas cabeças pensantes fora da caixinha, vamos além da obviedade. Muitas empresas já perceberam isso, somos alegres espontâneos e criativos, somos os estrategistas do cerne humano, retiramos do alguém o que ele gostaria de ser e sentir, vamos além. Somos hoteleiros.
*Rodrigo Marcos de Castro é professor do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro

Nenhum comentário:

Postar um comentário