sexta-feira, 15 de abril de 2011

Arara de "Rio" pode se tornar símbolo do Brasil no exterior

A Embratur e a 20th Century Fox Film, distribuidora da animação “Rio”, estão negociando os direitos de uso do personagem Blu, protagonista do filme, em ações de promoção da imagem do Brasil internacionalmente.



A informação foi confirmada pelo presidente da Embratur, Mário Augusto Moysés. “Ainda estamos conversando, mas a possibilidade de fecharmos um acordo é grande. Talvez ainda demore uma ou duas semanas até chegarmos a um formato interessante”, diz.

Personagem principal do filme que estreou no Brasil na última sexta-feira (8), Blu é uma arara azul domesticada que chega ao Rio de Janeiro para conhecer Jade, última fêmea de sua espécie. Juntas, as aves passarão por pontos turísticos da cidade e viverão experiências típicas da capital carioca – as araras chegam a desfilar em uma escola de samba.

Do mesmo diretor do premiado “A Era do Gelo”, o brasileiro Carlos Saldanha, a animação é uma milionária produção em 3D que leva aos telões de 150 países as exóticas paisagens do Rio de Janeiro.

No elenco de dublagem original, estão os hollywoodianos Jesse Eisenberg (de A Rede Social), Anne Hathaway, Jamie Foxx, Rodrigo Santoro e Will.i.am, do grupo Black Eyed Peas. Todos vieram ao Brasil como convidados para a pré-estreia mundial do filme.

Nada mal para uma cidade prestes a sediar dois grandes eventos mundiais como a Copa e as Olimpíadas nos próximos cinco anos. Por trás do visual colorido e divertido do filme, uma grande campanha de merchandising inclui parcerias com 84 empresas que investem, juntas, 74 milhões de dólares em mídia no mundo todo. Entre as empresas, estão TAM, McDonald’s, Nestlé, Kraft Foods, Universal Music, Grendene, Renner e Grow.

Nos Estados Unidos, imagens da animação estampam de embalagens de cereal a etiquetas de bananas. O filme teve ainda um anúncio no evento esportivo de maior visibilidade do país, o Super Bowl, que atrai anualmente uma audiência de mais de 100 milhões de espectadores. O orçamento de marketing é mantido em segredo pela FOX, mas sabe-se que um anúncio de 30 segundos no intervalo do SuperBowl custa, em média, 3 milhões de dólares.


Fonte: Revista Exame

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