Representantes do Governo da Bahia e do Ministério do Turismo (MTur) reuniram-se nesta segunda-feira (11), no Palácio Rio Branco, em Salvador, para discutir e agilizar a aplicação de US$ 86 milhões em obras de requalificação turística da Baía de Todos-os-Santos, oriundos do Prodetur. Participaram da reunião, o secretário Nacional de Programas do MTur, Colbert Martins, os titulares das secretarias de Turismo e de Cultura do Estado, Domingos Leonelli e Albino Rubin, respectivamente, além de técnicos da Secretaria Estadual do Planejamento e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac).
O secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, destacou que o encontro ratificou posições importantes para a Bahia. “O Ministério do Turismo vai garantir financiamentos da contrapartida do Prodetur Nacional para o Governo do Estado. Isso faz com que os recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) cheguem à Bahia a custos mais baixos, ou seja, o Estado entrará com uma contrapartida inferior a 10%”.
O secretário baiano destacou ainda a participação dos técnicos da Seplan e da Secult no encontro. “Essa articulação permitirá a aceleração de diversos projetos, o que pode antecipar a assinatura do contrato com o BID para o início do próximo ano”.
De acordo com Colbert Martins, os recursos estão no orçamento do Governo Federal “e os próximos passos agora estão focados para a formatação do projeto de requalificação da BTS”. Já o diretor de Programas Regionais do Ministério do Turismo, Edmar Gomes, afirmou que alguns projetos já estão conveniados com o Governo Federal e que a próxima etapa para que haja avanços no processo é a formação da equipe de trabalho.
Farol da Barra será aberto ao público Na mesma reunião, o secretário Nacional de Programas do MTur, Colbert Martins, anunciou que o Farol da Barra – o mais antigo das Américas – será aberto ao público no dia 17 de maio. “A ideia da Marinha e do Ministério do Turismo é fazer com que 50 equipamentos semelhantes em todo o Brasil sejam disponibilizados também para visitação turística”, disse.
Fonte: Bahiatursa
Nenhum comentário:
Postar um comentário