terça-feira, 25 de outubro de 2011

Estudo aponta que modernidade marca turismo rural brasileiro

Brasília - Modernidade e profissionalismo sem perder a ruralidade. Esse é o novo modelo do turismo rural brasileiro identificado na 2ª edição do Panorama Empresarial do Turismo Rural. O levantamento foi feito com 45 empresas do setor, de 18 estados, que participaram da 3ª Rodada de Negócios realizada na Feira Nacional de Turismo Rural (Feiratur), em setembro deste ano. A ação é resultado de uma parceria do Sebrae com o Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural (Idestur).

“O documento identifica a realidade e o perfil do empresário da atividade e aponta as tendências do setor”, explica a coordenadora nacional de projetos de Turismo do Sebrae, Lara Chicuta.O levantamento indica a presença de “novos rurais” - pessoas que, após alcançarem um patamar de qualidade de vida nos centros urbanos, optaram por investir em atividades no setor, trazendo renovação, criando marcas, liderando grupos e fortalecendo destinos turísticos.

O panorama do turismo rural brasileiro será apresentado nesta sexta-feira (21), durante o Congresso Brasileiro das Agências de Viagens e Feita das Américas, (Abav 2011), no Rio de Janeiro. O Brasil está na quarta posição mundial no desenvolvimento da atividade. O levantamento aponta que até 2014 o país irá avançar no ranking.

A tendência ficou clara durante a 3ª Rodada de Negócios de Turismo Rural, na qual foram realizados 130 encontros comerciais e gerados R$ 3,6 milhões em negócios. O turismo rural possui desafios, como a profissionalização da atividade, a qualificação da mão de obra, o acesso a novos mercados e a preocupação com os impactos sociais e ambientais.

Fonte: Revista Exame

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