quarta-feira, 28 de abril de 2010

Primeiro Hotel Armani do mundo.


Entrou em operação dia 27 de abril, o primeiro Hotel Armani do mundo que está localizado no icônico Burj Khalifa (Foto), o edifício mais alto do mundo construído pela Emaar. O Armani Hotel Dubai ocupa os oito primeiros andares e os níveis 38 e 39 do Burj Khalifa. Ele possui 160 quartos e suítes, oito restaurantes, pontos exclusivos de venda e um spa. Cada aspecto do hotel foi projetado por Giorgio Armani. Afirmou ele: "É um sonho antigo ter um hotel onde eu mesmo gostaria de me hospedar e receber a família e amigos, onde a estética Armani fosse combinada com o afeto e hospitalidade do estilo italiano. Estou emocionado por abrir as portas do Armani Hotel Dubai e convidar meus hóspedes para que vivenciem o meu mundo. Esse projeto exigiu a atenção extraordinária ao detalhe e um comprometimento com o luxo, perfeição e excelência. Nossos hóspedes irão vivenciar em cada toque a paixão colocada no seu desenvolvimento".

Marcando a primeira incursão do designer no mundo da hotelaria, o Armani Hotel Dubai traz à vida a filosofia Hospede-se com Armani, prometendo uma experiência "lar longe do lar". Tal proposta vai além da estética visual, oferecendo um novo nível de serviço a cargo do departamento de Serviços Personalizados. Cada hóspede tem seu Gerente Personalizado particular que atua como um contato pessoal da reserva até a hospedagem.

Os restaurantes do hotel oferecem cozinha japonesa, indiana,mediterrânea e gastronomia fina italiana. Entre as opções de lazer estão o primeiro Armani/SPA em hotel; a Armani/Galeria, uma boutique da alta costura; a Armani/Dolci, uma confecção luxuosa; e a Armani/Fiori, uma boutique floral. Entre os andares 9 e 16 do Burj Khalifa estão as 144 luxuosas e privativas residências Armani, Numa colaboração entre Giorgio Armani S.p.A. e Emaar Properties, o Armani Hotel Dubai é o primeiro de uma coleção de hotéis, resorts e residências que estão para ser apresentadas em destinos internacionais.
Fonte: Revista Hotéis


Bahiagás fornece gás natural para o Hotel Holiday Inn

A Bahiagás assina contrato de fornecimento de gás natural (GN) com o Hotel Holiday Inn nessa quarta-feira, 28. Este é o primeiro hotel do estado da Bahia que utilizará o GN, após a assinatura do Termo de Compromisso entre a companhia e a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, ABIH-BA, ocorrida em 26 de novembro de 2009. O ato acontece na unidade hoteleira, às 18 horas.
Acompanhe informação completa: www.abihbahia.org.br

Prrogada Vigência da Utilização da Nota Fiscal Eletrônica

Prorroga o início da vigência da obrigatoriedade da utilização da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, pelo critério de CNAE, prevista no Protocolo ICMS 42/09.


Acompanhe informação completa: www.abihbahia.org.br

terça-feira, 27 de abril de 2010

São João da Bahia, em Belo Horizonte

Mineiros se esbaldam ao som do forró pé de serra no lançamento do São João da Bahia, em Belo Horizonte

Cerca de 700 mineiros conheceram o forró da Bahia, na noite desta segunda-feira, 26/04, na Cachaçaria Alambique em Belo Horizonte. A música começou de mansinho, mas foi contagiando o público que começava a ensaiar o xote e o forrozinho pé de serra, saboreando canjica, licor, bolo de aipim, cocada e paçoca.

O quinteto, formado por Adelmário Coelho, Targino Gondim, Léo da Estakazero, Del Feliz e Zelito Miranda abriram a noite com o Hino Oficial do São João da Bahia, “Vem Amor” do Trio Nordestino. Em seguida cantaram grandes sucessos como “Esperando na Janela”, “Neném”, “Não Fale Mal do Meu País”, dentre outras canções famosas na voz do velho Gonzagão como “Asa Branca”.

As mineiras Thaísa Beltrão, 27, e Rosana Souza, 25, visitam com freqüência Itacaré, Maraú e Praia do Forte, mas nunca foram à Bahia no período das festas juninas que começa logo no início de junho com a trezena de Santo Antônio, passando pelo São João e finalizando com o São Pedro. “Diante de tanta alegria, não vamos medir esforços para conhecer esta festa", ressaltou Thaísa.

“Vai ser muito fácil comercializar o São João baiano. Vamos incluir nos pacotes Porto Seguro, que não pode faltar para o mineiro, Salvador e cidades próximas como Cruz das Almas, onde os turistas possam fazer o bate e volta”, disse o presidente do Sindicato das Empresas de Turismo de Minas Gerais, José Aguiar, que representa duas mil entidades do setor.

O São João da Bahia é comemorado nos 417 municípios do Estado reunindo mais de 7 mil horas de música, 2600 artistas. Dados da última pesquisa FIPE mostram que 90% dos turistas recomendam a festa para amigos e familiares.

O forrozeiro Zelito Miranda, agradeceu ao governo da Bahia pela iniciativa pioneira em transformar esta festa em produto turístico, realizando investimentos na ordem de R$ 11 milhões. “A festa junina é realizada há anos, mas nunca foi tão valorizada como nesta gestão, com certeza este próximo São João, vai ser um sucesso”, acrescentou.

Na Bahia o projeto São João 2010 será realizado dias 12 e 13 de junho no Pelourinho e bairros; 18 e 19 de junho no Pelourinho; de 23 a 26 no Pelourinho e dia 28 de junho nos bairros.

O lançamento do São João na terra mineira foi prestigiado por agentes e operadores de viagem de diversas empresas, como Tam Viagens, CVC, Luxtravel, Tourlines, ABAV – MG, Master, Wege, Belvitur, Zenith, Voe Tour, Visual.

Amanhã, 28/04, o lançamento acontece em São Paulo, às 20h, na casa Moinho Eventos, na Rua Borges de Figueiredo, 510, Mooca.


Fonte: Bahiatursa 71 3117 3031

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Livro Turismo Étnico-Afro na Bahia é elogiado

Representantes de entidades negras da Bahia, além de líderes do movimento afro no estado, receberam com satisfação o livro Turismo Étnico-Afro na Bahia, lançado no último dia 30 de março pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e pela Bahiatursa. “O objetivo da publicação é identificar e destacar a herança cultural de todas as etnias africanas que vieram para a Bahia e suas respectivas contribuições para o turismo baiano”, explica a superintendente de Serviços Turísticos da Setur, Cássia Magalhães.

A publicação está estruturada em 14 capítulos. Logo no primeiro capítulo, o livro destaca as características mais marcantes dos principais grupos étnicos africanos que vieram para a Bahia.
Nomes como Antônio Carlos dos Santos, o Vovô do Ilê, Alberto Pitta, presidente do Cortejo Afro, e o Ogã Rodrigo Rangel Pinto, do Terreiro Arco Verde, elogiaram a produção e disseram estar satisfeitos com o produto.

Presidente do bloco Afro Ilê Aiyê, um dos mais conhecidos e respeitados internacionalmente, Antônio Carlos dos Santos, o Vovô, destacou a importância do documento como fonte de pesquisa. “É um material muito bom, muito interessante para ser pesquisado. A Bahia está saindo na frente dessa questão do turismo étnico e esse livro deve ser socializado, até internacionalmente”, disse. Vovô disse ainda que espera pelo sucesso do livro: “Espero que o objetivo seja atingido”, completou.

Quem também deu as boas-vindas ao livro do Turismo Étnico foi o artista plástico Alberto Pitta, também presidente do Cortejo Afro. Pitta, que há 30 anos desenvolve trabalhos de pesquisas e criações artísticas com estampas afro-baianas, disse, em linhas gerais, que gostou da produção. “É claro que ainda existe muito a ser feito, mas essa foi uma iniciativa muito boa da Secretaria de Turismo, que tem que ser potencializada”, disse.

Não apenas entidades carnavalescas, mas representantes religiosos também receberam o livro. O Ogã Rodrigo Rangel Pinto, do Terreiro Arco Verde, ressaltou o interesse pelo material e destacou a importância para integração dos negros que vieram para a Bahia. “Achei muito interessante! É uma forma de projetar isso que só a Bahia tem em termos de religião. A diáspora foi grande no Brasil, mas não aconteceu somente aqui. Acho importante que haja essa integração”, afirmou.

O livro Turismo Étnico-Afro na Bahia teve projeto gráfico de Enéas Guerra, com ilustrações de J. Cunha e Goya Lopes. Com tiragem de sete mil exemplares, teve versão em português e inglês e encadernação em capa dura e flexível. A publicação foi distribuída para consulados, embaixadas e entidades representativas da cultura africana em vários países, além de operadoras e agências de viagens.
Fonte: Setur

Grupo RIU Hotels no Nordeste Invest 2010

A RIU Hotels & Resorts, confirmou participação no Nordeste Invest 2010. O evento que ocorre de 10 a 12 de maio, em Natal, vai reunir empresários do mercado imobiliário residencial, no setor imobiliário-turístico e de redes hoteleiras mundiais. Em abril, o Riu Enotel Porto de Galinhas tornou-se o primeiro hotel do grupo no Brasil. Fruto de uma parceria entre o cadeia portuguesa Enotel e a espanhola RIU Hotels & Resorts, os grupos partilham a gestão do Enotel Porto de Galinhas, em Pernambuco. Além da operação do RIU Enotel, existe a previsão de um segundo 'resort' nos próximos três anos e um terceiro 'resort' em 2015, totalizando um investimento de R$ 250 milhões.
Fonte: Revista Hotéis

Guia Hotéis & Convenções promove a segunda edição do Meeting Corporativo

O Guia Hotéis & Convenções promove a segunda edição do Meeting Corporativo, na cidade do Rio de Janeiro, no dia 1° de maio. O evento, que reúne gestores de viagens, profissionais da área de treinamento, recursos humanos, eventos corporativos, organizadores de eventos e secretárias executivas, acontece no Hotel Pestana Rio Atlântica. O Meeting Corporativo tem como proposta reunir as equipes de comercialização dos prestadores de serviços que atuam no segmento corporativo do turismo e os tomadores de decisão por parte das empresas que contratam os serviços, além de ser uma mostra das novidades de cada expositor. Já estão confirmadas as presenças de representantes das empresas Brascan, Chevron Brasil Petróleo, Cosan, Furnas, Golden Cross, KPMG, Odebrecht, Petrobras, Shell, Siemens, Vale, entre outras. Segundo a organização do evento, a proposta é reunir um grupo seleto de compradores com os fornecedores de serviços. São esperados cerca de 200 profissionais.
Fonte: Revista Hotéis

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Ex Secretário de Turismo Domingos Leonelli, receberá premiação da Revista Brazil Travel News.

No próximo dia 26 de abril, o Sr Domingos Leonelli, ex Secretário de Turismo do Estado da Bahia, será premiado pela revista Brazil Travel News durante o 25º Encontro “Os 10 Mais do Turismo de 2009”, com o titulo de Personalidade do Ano do Turismo como melhor Secretário de Estado do Brasil neste segmento.

Considero esse prêmio como mais uma vitória do Turismo da Bahia que já havia conquistado a preferência de todos brasileiros, conforme pesquisa da Vox Populi para o MTur. Diz Leonelli.

A solenidade de entrega da premiação da Revista Travel News acontecerá no Hotel Intercontinental em São Paulo às 19h30min do dia 26 de abril, próxima segunda-feira.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Gastos de turistas brasileiros no exterior batem recorde no trimestre

Os gastos de turistas brasileiros no exterior somaram US$3,34 bilhões no primeiro trimestre deste ano. Segundo números divulgados nesta quinta-feira (22) pelo Banco Central, esse número representa um crescimento de 74,2% sobre o mesmo período de 2009US$ 1,91 bilhão).

De acordo com a autoridade monetária, o valor dos gastos registrado nos três primeiros meses deste ano também é o mais alto da série histórica da entidade que, para este indicador, tem início em 1969.

O crescimento das despesas de turistas brasileiros no exterior é favorecido pelo crescimento da renda no Brasil e, também, pelo dólar desvalorizado, fator que barateia as passagens e hotéis cotados na moeda norte-americana.

O BC informou ainda que, no primeiro trimestre deste ano, os gastos de turistas estrangeiros no Brasil somaram US$ 1,65 bilhão, com crescimento de 16,3% em relação ao mesmo período de 2009 (US$ 1,42 bilhão).
Fonte: Correio da Bahia

terça-feira, 20 de abril de 2010

Cadeirinha em carros de passeio será obrigatório

A partir do dia 9 de junho, todas as crianças com idades até 7 anos e seis meses deverão usar um dispositivo de retenção específico para seu transporte em veículos de passeio, as chamadas cadeirinhas. A resolução foi assinada em maio de 2008, considerando ser necessário estabelecer as condições mínimas de segurança para o transporte de passageiros, obrigando crianças com idade inferior a dez anos a transitar no banco traseiro dos veículos. A ausência desses equipamentos poderá render uma multa de R$ 191,54 e sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), além de o veículo ficar retido até sua regularização, com a colocação da cadeirinha. De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os dispositivos de retenção para crianças é o conjunto de elementos que contém uma combinação de tiras com fechos de travamento, dispositivo de ajuste e partes de fixação.

Fonte: Bahia Notícias

Reajuste das tarifas de água e luz na Bahia

A tarifa de luz vai subir 6,75% para o consumidor residencial, e a água vai aumentar 6,91% para a população baiana. A Coelba recebeu nesta segunda-feira (19) a autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) a aplicar um reajuste. O público de baixa renda terá um aumento mais moderado, de 0,85%. As indústrias pagarão 6,07% a mais. Os aumentos anuais são previstos por lei, portanto um direito das concessionárias que prestam os serviços à população. A Comissão de Regulação dos Serviços Públicos de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Coresab) foi quem autorizou o reajuste da água. Em nota à imprensa, a entidade diz ter observado os custos da Embasa, a previsão de inflação e somou tudo a 2,49% de um resíduo do reajuste de 2009. Quem mora em condomínio deverá sofrer mais. Reajuste na taxa de água e esgoto significa aumento na taxa. “Os condomínios vão acabar aumentando”, diz o presidente do Sindicato de Compra, Venda, Aluguel de Imóveis e Condomínios (Secovi), Kelsor Fernandes. Para ele, no primeiro momento, é possível que haja um esforço dos síndicos no sentido de tentar conter gastos, mas a medida não deve surtir efeito no longo prazo. “Chega uma hora em que não há mais para onde economizar. Estamos em um País tropical”, diz.

Fonte: A Tarde

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Hotel Bahia do Sol sofre golpe de estelionatário

O Hotel Bahia do Sol, associado da ABIH, localizado no Corredor da Vitória foi vítima de um golpe nesta última sexta-feira dia 16/04.

O hóspede, que apresentou documento constando o nome de Silvan José Ferreira de Avelar, hospedou-se na quinta-feira dia 15 com reserva para 2 dias neste estabelecimento. Ao efetuar a reserva foi informado de que necessitaria efetuar pagamento antecipado das diárias com depósito na conta do hotel.

No check-in ele apresentou um comprovante de depósito realizado em caixa eletrônico, cuja comprovação ainda não tinha sido efetuada. No dia seguinte (sexta-feira), ao ser informado que o depósito ainda não constava na conta do hotel e que o mesmo deveria efetuar o pagamento direto, o estelionatário foi embora sem deixar pistas e nem pagamento das despesas.

Fica então o alerta então para este tipo de transação muito comum nos dias de hoje, mas que ainda requer uma atenção maior, visto que são muitos os depósitos feitos em envelopes vazios, e que só depois de alguns dias é que se tornam conhecidos.

Agradecemos a colaboração da Sra. Adnil Cristina Siqueira, Gerente Comercial do Hotel Bahia do Sol, pelo relato.

Mercado Modelo passa por inventário turístico

Símbolo histórico, cultural, material e imaterial de Salvador, o Mercado Modelo participou da aplicação de questionários dentro do trabalho de Inventariação Turística do local. O procedimento, iniciado em 10 de março pela Salvador Turismo (Saltur), contou com ferramenta padrão do Ministério do Turismo, dentro da proposta que faz parte do Programa de Regionalização dos Roteiros do Brasil, do qual Salvador é destino indutor.

Esta ação prevê o levantamento das informações sobre o prédio histórico do Mercado Modelo, que é um dos mais importantes e tradicionais pontos de comercialização de artesanato do Brasil, como atrativo cultural do destino eainda sobre os produtos ali comercializados, com o objetivo de conhecer melhor esta oferta e trabalhar os produtos âncoras para o aumento da competitividade.

Para a aplicação dos questionários, a Saltur informou a cada um dos permissionários do Mercado Modelo que, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur), Salvador está entre os 65 destinos indutores do turismo no Brasil, e como tal deve cumprir as etapas do Programa de Regionalização do Turismo -Roteiros do Brasil.

Levantamento detalhado
Foi realizado levantamento detalhado de informações sobre o equipamento turístico e os negócios ali presentes, com o intuito de desenvolver ações direcionadas à chamada Produção Associada ao Turismo, que envolve artesanato, jóias, vestuário, gastronomia, entre outros, além de também auxiliar de forma significativa na elaboração do Plano Estratégico do Mercado Modelo. Foram aplicados formulários-padrão do MTur que estão divididos em dois temas: 1) estabelecimentos de artesanato e souvenir. 2) estabelecimentos de bares e restaurantes. Informações como produtos-âncora de cada, sua origem, artesão de referência, volume anual comercializado, preços médios, entre outros dados, foram alvo deste trabalho que ao final proporcionará um rico banco de dados sobre o Mercado Modelo e a possibilidade de pleitear junto ao MTur e outra sinstituições recursos para trabalhar o mix de produtos e a competitividade do centro comercial.
Fonte: Setur

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Educação – Segurança – Pontos Turísticos de Salvador – Destinos Turísticos da Bahia

Ultimamente alguns assuntos têm ocupado a ordem do dia: a segurança pública, as péssimas condições do Pelourinho, o abandono dos sete pontos mágicos, principais atrativos para os residentes em Salvador e para os nossos visitantes, enquadrando-se também os destinos turísticos da Bahia.

A experiência mundial atesta que a solução definitiva para esses males só será encontrada a partir do momento em que os dirigentes do País e de nosso estado e municípios fizerem da educação a primeira de todas as prioridades. O que se vê no particular são intervenções inconsistentes e meramente eleitoreiras, com as exceções que confirmam a regra, como o bem sucedido esforço que o Estado de São Paulo vem realizando para elevar o nível geral da educação, mediante medidas especificas, inclusive acréscimos salariais em função da melhoria do ensino, conforme medida pelo MEC.

Infelizmente, o aumento da popularidade de alguns dos governantes vem sendo obtido com obras de fachada e com frases de efeito para iludir os menos esclarecidos que são a maioria da população.

Na revista Veja edição 2121 de 15 de Julho de 2009, O Governador do Distrito Federal – José Roberto Arruda, dentre outros cita que o populismo tem aspectos positivos e negativos: “É positivo quando compreende o problema dos mais humildes. E é negativo quando escraviza os mais humildes da dependência de políticas públicas”. Foi perguntado ao Governandor em qual dos exemplos citados o Bolsa Família se enquadra e a resposta foi a seguinte: “Nos dois. O Bolsa Família atende e escraviza…”

O crescimento populacional desordenado da Região Metropolitana de Salvador, hoje girando em torno de três milhões de habitantes, a terceira do País, acarretando como conseqüência o aumento vertiginoso da criminalidade e da decomposição urbana, com índices intoleráveis de favelização, é a manifestação mais evidente desse festival de erros. Com esse conceito, estão também alguns municípios.

Atraídos e traídos pelas falsas expectativas de uma vida melhor, ondas crescentes de contingentes humanos deixam seus espaços rurais, onde não encontram meios para tocar a vida decentemente, e rumam em busca da cidade grande, a capital ou sede, onde se desajustam pela absoluta falta do mínimo preparo para competir.

Daí ao ingresso na marginalidade dista apenas um pequeno passo. Isso sem falar nas invasões e no comércio ambulante ilegal, estimulados pela omissão das autoridades, fato que compromete a qualidade do trânsito de pessoas e veículos nas artérias centrais da cidade, a exemplo da Av. Sete e do Pelourinho, em flagrante desrespeito ao comércio estabelecido que gera emprego e impostos. Enquanto isso, nem se escuta mais a velha promessa de transferir esses ambulantes para local adequado onde possam praticar com legitimidade o seu comércio.

A tantos problemas graves vem se somar a falta de sintonia entre o aparelho fiscalizador da Prefeitura e a Polícia Militar, nas ações dissuasórias de novas invasões e de novos ambulantes ilegais. Desgraçadamente, nossos homens públicos, com as devidas exceções, revelam-se mais interessados na próxima eleição do que no destino da próxima geração.

É imperativo reconhecer a responsabilidade de cada cidadão na perpetuação desse estado de coisas, na medida em que, sem critério, elege e reelege seus representantes.

Como elemento adicional de nossas preocupações, destacamos a morosidade dos órgãos ambientais na liberação de projetos sob seu exame e a escala de prioridade no mínimo discutível de setores do Ministério Público. Enquanto largas faixas de nosso litoral são poluídas por barracas transformadas em moradias que atentam contra a higiene e a estética, sem que seus ocupantes cumpram as determinações do Órgão de desocupá-las ou reformá-las, ficamos sem entender a guerra santa travada contra os pontos de apoio dos excelentes equipamentos residenciais e turísticos que se debruçam sobre o mar, sem prejuízo da paisagem, do meio ambiente nem dos direitos coletivos.

As dificuldades encontradas a exemplo da rede Hilton para construir um hotel cinco estrelas na Praça Cairu e outros embargos na capital e interior que poderão inviabilizar esse e outros empreendimentos. Recorde-se que é parte de nossos compromissos perante a FIFA, como condição para sediarmos jogos da Copa de 2014 que alguns empreendimentos terão de ser construídos, restaurados ou ampliados (Aeroporto, Estádio de Futebol, Metrô, Sistema Viário e tantos mais). Do jeito que as coisas vão, já há quem aposte em nossa exclusão do disputado privilégio de ser uma das sub-sedes da Copa de 2014.

Vivemos numa sociedade que premia os infratores e pune os que operam dentro da lei.

Se você partilha do entendimento de que urge mudar esse cenário desalentador, venha somar sua voz à nossa para a construção de uma sociedade à altura de nossas legítimas aspirações.

Nossa passividade está passando dos limites. Temos que fazer da educação a primeira de nossas prioridades e como citado pelo Joaci Goes em seu comentário no programa de Mário Kertész “a educação é o caminho mais curto entre a pobreza e a prosperidade, o atraso e o desenvolvimento, a modernidade e a barbárie”. Na sociedade do conhecimento, em que vivemos, é imperativo que pressionemos o poder público para o entendimento de que não haverá solução para nossos magnos problemas sem que tenhamos uma população educada. É fora de dúvida que sem educação não há solução.

Ernani Silveira Pettinati
Presidente – ABIH-BA

O ENTUR - Encontro Nacional de Turismo da Bahia



Em 2010 muitas novidades na Feira de Turismo, que será realizada no Centro de Convenções da Bahia e que terá em paralelo uma programação inteiramente voltada para a capacitação dos agentes de viagens participantes.


No ENTUR o agente de viagem não paga para participar, ele é convidado pelos expositores e entidades parceiras. Esse é o segredo de termos uma participação expressiva de agentes de viagens.

A Bahia posicionada entre os Estados brasileiros como a 6ª maior economia nacional, com PIB superior a 90 bilhões de reais, tem um grande potencial emissivo de turistas para todo o mundo.

Não é por outro motivo que as principais redes hoteleiras, resorts, hotéis, Cias Aéreas, destinos nacionais e internacionais sempre nos visitam para a realização de "workshops" e contatos com o trade baiano.

A Bahia está entre os principais mercados emissores para os destinos turísticos brasileiros notadamente para aqueles com quem faz divisa; são oito estados que fazem divisa com a Bahia: Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Piauí (N); Tocantins e Goiás (O); Minas Gerais e Espírito Santo (S).

O ENTUR - Encontro Nacional de Turismo da Bahia tem o propósito de facilitar e fomentar negócios entre as operadoras de turismo, hotéis, resorts, destinos turísticos, etc. e os agentes de viagens, bem como o de ampliar o conhecimento destes com a capacitação e expositores de produtos e serviços turísticos.
TELEFAX: 71 3341.4078 / 3492.6815

Simpósio de Governança Hoteleira foca na qualificação do setor


Tema do encontro será "A responsabilidade do setor de governança para o aumento da ocupação hoteleira"

No dia 29 de abril, a partir das 8h, será realizado o 2º Simpósio de Governança Hoteleira, que faz parte da programação do 24º Encatho. O encontro acontece no CentroSul, em Florianópolis e visa atrair governantas, supervisoras, chefes de camareiras, proprietários de hotéis e pousadas, gerentes gerais, operacionais e de hospedagem para a discussão sobre a responsabilidade do setor no aumento da ocupação hoteleira. A governança é uma atividade essencial e imprescindível no sucesso da hotelaria no Brasil, o setor compreende o maior quadro de colaboradores nos empreendimentos e, cada vez mais, exige profissionais treinados e capacitados.

Os temas escolhidos para este ano são: "Os conceitos da hospitalidade, aplicados ao setor de Governança"; "A importância do RH na Hotelaria" e "Hotelaria de Luxo".

Hotelaria de luxo também para os pequenos hotéis e pousadas.

O tema Hotelaria de Luxo tem como um dos objetivos mostrar a pequenos hotéis e pousadas que eles também podem tratar o cliente com exclusividade e dar ao empreendimento a característica de luxuoso.

Rodada de negócios - inscrições encerram dia 16 de abril

Operadores, agentes e clubes de turismo que desejam participar das rodadas de negócios, realizadas nos dias 29 e 30 de abril, devem confirmar presença até esta sexta-feira, 16 de abril. As rodadas visam fortalecer parcerias, trocar informações e gerar novas oportunidades de negócios. Os representantes da empresa deverão trazer cartão de visita, material de divulgação de seu hotel, pousada ou resort e tarifa acordo.

Informações: ABIH-SC (48) 3222-8492
Site: http://www.encatho.com.br/

Congresso de Guias de Turismo traz conceito de Desenvolvimento Regional Sustentável


Encontro apresenta temas de relevância para a categoria, além de possibilitar a qualificação profissional e troca de experiências

A 30a edição do Congresso Brasileiro dos Guias de Turismo – CBGTUR – traz novidades para os profissionais da área. A organização do evento decidiu promover o encontro em uma região, e não apenas em um únicio município, introduzindo, assim, o conceito de Desenvolvimento Regional Sustentável. O 30O CBGTUR será realizado de 22 a 25 de abril, em Brasília, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, e de 25 a 27 de abril, em Rio Quente, Goiás.

O CBGTUR é um evento anual, intinerante, realizado pela Federação Nacional de Guias de Turismo - FENAGTUR, em parceria com os Sindicatos Estaduais dos Guias de Turismo. O congresso busca integrar, na sua concepção, temas de relevância para a categoria, direcionamentos da Política Nacional de Turismo, além do potencial turístico da localidade sediante. Dessa forma, constitui-se em um importante instrumento de qualificação profissional e troca de experiências.

Entre as presenças confirmadas no evento, estão a deputada Raquel Teixeira, presidente da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara de Deputados, Melchior Delgado, secretário da Federação Internacional das Associações de Guias de Turismo (WFTGA) e vice-presidente da Associação de Guias de Turismo do Perú, entre outras autoridades e representantes de entidades do setor. Na programação, estão previstas apresentações das experiências dos sindicatos de guias do Acre, de Alagoas, da Bahia, e de Sergipe, além de debates referentes aos perfil profissional dos guias de turismo.


Fonte: http://www.congressodeguias.com.br

Prédio do Hotel da Bahia é comprado por Presidente da CVC

O prédio Hotel da Bahia foi vendido por R$ 31 milhões para o Grupo GJP, em leilão realizado nesta quinta-feira (15). Segundo a Secretaria de Turismo (Setur), o empresário Guilherme Paulus, que também dirige a operadora CVC, garantiu que o prédio continuará funcionando como hospedagem, sem sair da área do turismo.

O Ministério Público estadual havia pedido a interdição do leilão para que o edital fosse refeito e incluísse cláusula que permitisse que somente empresas da área hoteleira pudessem arrematar o prédio. O Governo do estado também demonstrou preocupação em manter o Hotel da Bahia ligado ao turismo, fazendo o tombamento provisório do imóvel.

Segundo o secretário de Turismo, Antonio Carlos Tramm, o governo fez de tudo para manter as atividades do hotel.

O Hotel da Bahia foi construído em 1949 por Octávio Mangabeira, então governador do estado.
Fonte: Correio da Bahia

quinta-feira, 15 de abril de 2010

Vistos para os Estados Unidos serão aceitos para entrada no México.

A partir do dia 1º de maio os estrangeiros que já tiverem um visto de entrada para os Estados Unidos poderão ingressar diretamente no México, informaram as autoridades de imigração do país latino americano.
Os brasileiros serão beneficiados com a medida, já que necessitam de visto tanto para a entrada nos EUA como no México, e a partir de agora apenas o visto americano será suficiente para ingresso ou trânsito pelas duas nações.
Segundo o Instituto Nacional de Migração (INM) mexicano, a medida tem o objetivo de facilitar os trâmites de estrangeiros e estimular o fluxo turístico no país.
Atualmente o México exige visto de entrada para cidadãos de 135 países, entre eles Brasil, Equador, Colômbia, Cuba, República Dominicana, Guatemala, Nicarágua, Honduras, Irã, Iraque, Somália e Ruanda.
Fonte: Ansa

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Denúncia de pedofilia em seis anos.


Nos últimos seis anos, foram informados 9.530 casos de violência sexual contra crianças e adolescentes na Bahia, através do Disque Denúncia (100). Este número coloca o Estado em 7º lugar no ranking nacional, de acordo com o Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. Este ano, o Ministério Público (MP-BA) recebeu 464 denúncias – 180 de Salvador. Para a coordenadora do Centro de Apoio às Promotorias da Infância e Juventude, Márcia Guedes, o desafio é fortalecer o sistema de proteção com a criação de delegacias especializadas e estruturação dos conselhos tutelares nos municípios. O coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan, Waldemar Oliveira, acredita que a sociedade está mais consciente por denunciar os pedófilos. “Não há mais casos que antes, há mais mobilização e, com isso, mais ação das autoridades”. Casos recentes de pedofilia seguidos de assassinato assustaram o país nesta semana, como o pedreiro Admar Jesus da Silva, acusado de estuprar e matar seis adolescentes, que também pode ter assassinado outras pessoas na Bahia. Uma equipe de policiais será enviada ainda esta semana para o Estado.

Fonte: A Tarde.

Em defesa da hotelaria baiana


A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia (ABIH-BA), como representante oficial do segmento hoteleiro do Estado, entende que não basta apenas a mobilização em defesa do Hotel da Bahia, um símbolo da profissionalização e do turismo baiano. É preciso lutar pelo fortalecimento de todo o setor, que se encontra com problemas de rentabilidade, com diárias aquém das praticadas no Nordeste e no resto do País, comprometendo no longo prazo a vida útil dos empreendimentos e a manutenção do parque hoteleiro baiano.

Nesse sentido é preciso ampliar a discussão para que no futuro próximo não ocorram fechamentos de outros hotéis, pois não basta apenas uma boa ocupação média o ano todo, sem preços competitivos que acompanhem o valor do patrimônio imobilizado, inflação e o reinvestimento. É preciso antes de tudo admitir que as atuais diárias praticadas comprometerão o futuro de muitos hotéis. Nos últimos quatro anos temos verificado que há casos em que as despesas são maiores que as receitas, gerando dívidas com potencial para comprometer a operação no longo prazo.


É fundamental que autoridades, empresários e toda a sociedade reflitam sobre a importância do destino, seus equipamentos turísticos e a capacidade de crescimento do setor de uma maneira sustentável e participativa. Muito bem colocado no último seminário Turismo com Qualidade com a palestra: A minha empresa tem futuro? Reflexões do professor Mário Petrocchi.


As soluções não virão apenas por decreto ou entendimentos, mas, sobretudo pelo mercado, que norteia e sustenta a iniciativa privada com o lucro, diferentemente das empresas públicas, autarquias e instituições filantrópicas. Portanto, vamos antes tudo discutir o assunto como processo comercial e financeiro nos fóruns próprios e com suas respectivas lideranças empresárias e representações oficiais.


Temos visto muitos interlocutores que não respondem pela hotelaria posicionando-se em relação ao fechamento do Hotel da Bahia, quando, no nosso entendimento, as autoridades ou lideranças do trade turístico que desejarem se manifestar sobre o assunto deveriam consultar a ABIH-BA, ou o fórum apropriado, em nosso caso, o CBTUR - Conselho Baiano de Turismo, o qual congrega as entidades representativas do trade.


O Hotel da Bahia está inserido como ícone do destino turístico, patrimônio histórico e cultural da Bahia, com seu acervo de obras de artistas importantes, como Carybé e Genaro de Carvalho, tombadas como patrimônio do Estado e reconhecidas como uma das obras mais importantes da Bahia. Por isso autoridades, empresários e toda a sociedade devem refletir sobre a importância do estabelecimento, primeiro hotel cinco estrelas do Estado, prédio de luxo construído no Centro Histórico, no Governo de Octávio Mangabeira, que já hospedou reis, príncipes, presidentes e artistas.


Permitam a comparação: não vamos deixar acontecer com o Hotel da Bahia o mesmo que ocorreu com a VARIG e a VASP, ou aceitar iniciativas que tragam mais problemas que soluções. Se uma operadora adquirir o Hotel da Bahia com a contribuição e financiamento do Governo, por exemplo, a estratégia poderá comprometer todo o parque hoteleiro baiano, pois não haverá como concorrer nesse mercado, pois as diárias hoje praticadas ficarão ainda mais baixas.


Razão pela qual a ABIH Bahia levanta a necessidade de analisar as causas dos atuais encerramentos das atividades de alguns grupos ou hotéis e as conseqüências que temos de administrar, com soluções corajosas, sob pena de o conserto sair pior que o remendo.


Cordialmente,
Ernani Pettinati
Presidente da ABIH BA

terça-feira, 13 de abril de 2010

Salvador tem novos voos para Buenos Aires

A direção internacional da Aerolíneas Argentina anunciou quinta-feira 08/04, durante evento no Hotel Fiesta, a operação de dois voos semanais ligando Salvador a Buenos Aires.


Com as novas rotas, o Aeroporto de Salvador soma 16 novos voos internacionais captados nos últimos três anos. Assim a Bahia, hoje, conta com 30 linhas para o exterior.

Segundo a companhia aérea, os voos serão operados a partir do próximo dia 25, às quintas-feiras e aos domingos, sem nenhuma escala no trajeto da Bahia até a Argentina.

As tarifas variam de US$ 399 para o período de baixa estação até US$ 599 durante a alta temporada. A aeronave utilizada pela empresa é um 737-700.

Para o secretário de Turismo, Antonio Carlos Tramm, o vôo é importante, pois traz argentinos para o Estado e também porque dá uma opção para os baianos que manifestam o interesse em viajar para o país portenho com rapidez e conforto. Ele também destacou a redução do tempo de viagem entre Buenos Aires e Salvador, que passará a ser de quatro horas e meia, com a eliminação de uma escala ou conexão no sul ou no sudeste do Brasil.




Fonte: Setur

Profissionais capacitados na Bahia devem chegar a 20 mil

O objetivo, segundo o secretário estadual de Turismo, Antonio Carlos Tramm, é melhorar a qualidade dos serviços e do atendimento oferecidos para quem visita o Estado. A iniciativa também faz parte dos preparativos do governo baiano para a realização da Copa do Mundo de 2014.
Em três anos, os investimentos em qualificação da Setur foram de R$ 17 milhões. Os principais parceiros na execução dos projetos são o SEBRAE, o SENAC e a Universidade do Estado da Bahia.
Um dos programas em execução é A Bahia é muito mais qualificação. A iniciativa beneficia cozinheiros, garçons, recepcionistas, caixas e camareiras de cidades como Cachoeira, Vera Cruz, Itaparica, Camaçari e Mata de São João. “Os alunos vão aprender o que é turismo, noções sobre ética, perfil profissional, combate à exploração sexual, além de aulas de inglês, tecnologia da informação, comunicação participativa, e técnica profissional”, explica a superintendente de Serviços Turísticos, Cássia Magalhães.
Grande parte dos alunos, que já estão participando, trabalha em restaurantes, pousadas e hotéis. Eles foram indicados pelos empresários que participam do Clube de Excelência no Turismo, que também estão em processo de capacitação pelo Sebrae (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) em parceria com a Setur.
Já o programa A Bahia é mais verão tem como público-alvo taxistas, monitores turísticos, policiais, comerciantes (formais e informais), baianas do acarajé, motoristas e cobradores de ônibus, barraqueiros de praias e trabalhadores de postos de combustível de Salvador. A iniciativa contempla os municípios de Amargosa, Cairu, Camaçari, Entre Rios, Ilhéus, Lauro de Freitas, Lençóis, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Santa Cruz Cabrália e Paulo Afonso. No curso, os alunos participam de aulas de noções básicas de inglês, conscientização turística, práticas de relações interpessoais, qualidade no atendimento, higiene e manipulação de alimentos, ética e postura profissional.
De acordo com a diretora de qualificação da Setur, Sulamita Farias, outros programas de qualificação profissional estão previstos, como é o caso da qualificação do turismo étnico, que está em processo final de licitação. Conforme a diretora, vão ser investidos mais de R$ 1 milhão nesse programa, que vai beneficiar as cidades de Cachoeira, Maragojipe, Salvador e São Francisco do Conde.

Fonte: Setur

Belo Horizonte se transforma numa grande festa baiana

A noite desta sexta-feira em Belo Horizonte começou com a cara da Bahia. Dez baianas vestidas de branco abriram oficialmente o Axé 2010, maior evento de música baiana fora da Bahia. E como manda a tradição, as baianas fizeram a lavagem simbólica do palco, pediram "Agô" (que quer dizer, pedir licença, permissão, no idioma yorubá) aos orixás, para que tudo flua no maior alto astral. As baianas encantaram uma multidão de 60 mil pessoas. " Estou toda arrepiada, isso só poderia mesmo vir da Bahia, terra abençoada", destacou emocionada a estudante mineira, Gabriela Setibá.
O ator baiano, Caco Monteiro, iniciou o festival com palavras carinhosas em referência a empatia que existe entre os dois estados. " Minas com Bahia é tudo de bom. A gente pode assim dizer, somos praticamente uma goiabada com queijo de minas, somos meio parentes, podíamos inclusive, sermos todos do mesmo estado. Se chamaria Bahias Gerais. E é por isso que essa noite nós queremos reverenciar vocês povo de Minas Gerais, por ter eleito a Bahia como o melhor destino turístico, por vocês serem o número um para nós!! Os que mais amam a Bahia!! Obrigado Minas! Obrigado mesmo de coração!
A primeira atração da noite foi a banda A Zorra, Leo Cavalcanti, inicou o show com a música "Sai do chão mineirão" e levou os foliões ao ritmo da Copa de 2014. Lotado como em dia de clássico, o estádio entoou numa só voz o hit americano I got a feeling, do Black Eyed Peas. A Banda Eva foi a segunda a se apresentar. Em entrevista coletiva, Saulo falou da emoção de tocar num estádio completamente lotado e para uma platéia tão apaixonada. " O Axé 2010 celebra a nossa música, os mineiros amam a nossa terra, visitam todos os lugares da Bahia, prestam a atenção nas nossas letras, então não tem como não ser lindo. Cantar para uma platéia tão carinhosa é uma manifestação de afeto, um momento de agradecimento", concluiu.
Enquanto os shows rolavam no palco, as baianas distribuiam brindes promocionais da Bahiatursa. Uma florzinha de prender no cabelo, com a logomarca da Bahia virou febre no estádio.
A Bahiatursa promoveu durante o evento uma ação de relacionamento com agentes de viagem. Os profissionais que mais vendem a Bahia foram convidados a curtir bem de pertinho o Axé 2010. Segundo, Mariana Morgenroth, gerente de relações nacionais da Bahiatursa, foi uma maneira de agradecer todo o empenho e esforço dessas pessoas que a cada dia tentam manter a liderança de Minas como o maior emissor de turistas para a Bahia." Passamos sempre a teoria durante as capacitações e treinamentos que realizamos com os agentes. A idéia era que eles pudessem vivenciar a emoção e a energia da Bahia através da música. É muito compensador ver o resultado do nosso trabalho na alegria destes profissionais", concluiu.
A atração mais esperada deste primeiro dia foi Ivete Sangalo, vestida de branco e esbanjando vitalidade começou o show com a música " Na Base do Beijo".
E quem mexeu com o imaginário feminino presente no Mineirão, foi o cantor Léo Santana, vocalista da banda Parangolé. Léo deixou as meninas histéricas com o sucesso que está estourado no Brasil inteiro, o Rebolation.
Amanhã tem mais estrelas baianas se apresentando no Axé 2010. Cláudia Leitte, Alexandre Peixe, Asa de Águia, Jammil e Uma Noites, Psirico e Tomate são as atrações previstas para o segundo dia do evento. Sem esquecer que as baianas novamente farão a lavagem simbólica do palco para desejar muita paz e energia positiva para os foliões. A expectativa dos organizadores é de 120 mil pessoas nos dois dias de festa.
E no próximo dia 26 de abril, Belo Horizonte vai conhecer uma outra tradição baiana. Vai ser lançado o São João da Bahia para o trade e para a imprensa.Departamento de Comunicação da Bahiatursa.


Fonte: Departamento de Comunicação da Bahiatursa

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Hotelaria na região metropolitana de Salvador

Nosso associado Henrique Andrade, proprietário do Hotel Camaçari Plaza, é destaque na revista Go’ Where Bahia.

O desenvolvimento da cidade de Camaçari serve de incentivo para o sucesso de empreendimentos desafiadores como o serviço hoteleiro.
A cidade de Camaçari, região metropolitana de Salvador, vem apresentando grandes picos de evolução em vários segmentos. Sendo a primeira a sediar o primeiro pólo petroquímico do Brasil, o Município ainda se destaca por obter a maior receita da região metropolitana. Segundo o Ministério do Turismo é o negócio que mais cresce no Brasil. “Nosso principal cliente são empresários e funcionários de empresas que vem de outros estados e primam por estrutura e atendimento de qualidade”, destaca Henrique Andrade, proprietário do Hotel Camaçari Plaza.

Entre inúmeras opções de lazer e comodidade, oferece sala de ginástica, garagem coberta, locação de veículos, um centro de convenções com três salões climatizados com capacidades para 320pessoas, pontos de internet e telefone, área de coffe break e Office room com computador.
Todo mês durante as quintas-feiras, o Buffet homenageia um país através de sua culinária, apresentando comidas típicas da região.

O Hotel Camaçari Plaza, sempre em busca de qualidade e conforto, está em processo de ampliação na área de lazer (academia e piscina) e proposta de ampliação de mais quartos.

Fonte: Go’Where Bahia, março 2010

Governo da Bahia lança Programa Incentivo ao Uso do Gás Natural Veicular

Com a inauguração do trecho do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste em Itabuna e a implantação pela Bahiagás de uma base de distribuição de gás natural a partir do citygate da Petrobrás, o Governo da Bahia está lançando o Programa de Incentivo para conversão de veículos para a utilização do GNV.

O programa, desenvolvido através de uma parceria entre a Companhia de Gás da Bahia-Bahiagás e o Desenbahia, tem o objetivo de estimular o consumo de gás natural veicular, um combustível mais limpo, que representa menor agressão ao meio ambiente e propicia aos usuários uma economia entre 40% e 50% em relação ao álcool e a gasolina, respectivamente.

O Programa de Incentivo, foi anunciado em 26 de março pelo governador Jaques Wagner, consiste no subsídio, por parte da Bahiagás de R$ 450,00 por veículo, atingindo um total de 1.000 veículos, que representam a frota de táxis de Ilhéus, Itabuna e cidades vizinhas, além de abranger cooperativas de transporte escolar, transporte turístico e carros de som. O subsídio significa um investimento de cerca de 450 mil reais por parte da Bahiagás.

O Desenbahia disponibilizará uma linha de crédito para o financiamento do valor residual, com taxas e prazos acessíveis aos profissionais da região sul da Bahia. O programa entrará em vigor no próximo dia 15 de abril. Para o diretor presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães, “com o subsídio, os taxistas e outros profissionais de transporte terão um incentivo maior na utilização do gás natural, que proporciona uma economia considerável e permite, a partir da possibilidade redução da tarifa, a atração de novos clientes”.

Com a inauguração da base de distribuição, Itabuna passa a contar com o primeiro posto de comercialização de GNV do Sul e Extremo Sul da Bahia, que a partir de hoje inicia o abastecimento de veículos. A Bahiagás também está fornecendo em breve gás natural do Gasene para indústrias da região.

ISENÇÃO DO ICMS
Além do programa em parceria entre a Bahiagás e o Desenbahia, encontra-se em fase de estudos na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia um projeto que oferece isenção de ICMS pelo prazo de um ano para os motoristas que adquirirem os kits de conversão para o uso de gás natural. A isenção do ICMS deve representar uma redução de cerca de 350 reais em relação ao valor pago atualmente. O custo do kit de conversão para o gás natural é de cerca de R$ 2.200,00



www.bahiagas.com.br

Bahia terá pelo menos R$860 mil para promoção internacional

A Bahia contará com R$860 mil de verba descentralizada da Embratur para realizar promoções fora do país este ano. Ao menos seis Festivais Gastronômicos estão previstos nos EUA, nas localidades de Miami, Nova York (durante a Lavagem da Rua 45), Chicago, Washington, San Francisco e Las Vegas em parceria com os Hotéis InterContinental e American Airlines. Na Europa, a Secretaria do Turismo e Bahiatursa, também oferecem a comida baiana para os agentes e operadores de Lisboa, Porto e Madri. As promoções na Europa começam em maio.

Fonte: Bahiatursa

terça-feira, 6 de abril de 2010

Hotel da Bahia vai a leilão no dia 15

Qualquer um com disponibilidade de R$ 31,65 milhões poderá dar um lance pelo prédio onde funcionou o Hotel da Bahia.
Além de R$ 27 milhões referentes aos 27 mil metros de área construída, os interessados terão que arcar com R$ 4,3 milhões em débitos relacionados ao prédio, como 11 meses de aluguéis atrasados, entre outros. O edital do leilão, que acontece em São Paulo, no dia 15, contraria a garantia dada pela Secretaria do Turismo (Setur) e o Instituto Aerus (proprietário do prédio), de que o equipamento seria destinado a empresas do ramo hoteleiro.
O interventor que responde pela administração do Instituto Aerus, Aubiérgio Barros, disse que a ideia de restringir o leilão a grupos hoteleiros teve que ser deixada de lado para evitar problemas jurídicos. “Poderia atrapalhar a venda”, acredita. Segundo ele, a situação poderia levar a questionamentos judiciais.
Entre as condições para a aquisição do imóvel, consta o tombamento do mural feito por Genaro de Carvalho pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac). “O comprador não vai poder derrubar o prédio e toda a formatação dele favorece o funcionamento como um hotel”, acredita Barros. Apesar de tudo, segundo ele, todos os que manifestaram interesse no imóvel, em visitas técnicas, ou solicitando informações são do ramo hoteleiro.
O prédio de 13 pavimentos, mas o térreo e o subsolo têm dívidas desde 2006. Os valores em alugueis que teriam deixados de ser pagos pela rede Tropical de Hotéis ultrapassam os R$ 2,6 milhões.
Fonte: A Tarde

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Portugal recebe mais uma reunião internacional da ABAV

Pela quarta vez, e pelo segundo ano consecutivo, a Associação Brasileira dos Agentes de Viagens irá realizar sua reunião internacional em Portugal. O evento, que será realizado de 28 de abril a 4 de maio.


Esta será a 19ª reunião internacional da Abav e este ano participarão 110 profissionais do setor, entre operadores e agentes de viagem que integram a estrutura da Abav Nacional e das Abavs estaduais em todo o País, além de jornalistas convidados.


As atividades dos agentes de viagem brasileiros se iniciam na cidade do Porto e na região Norte de Portugal, onde estão previstos dois dias de visitas e de workshop e seminário com o trade português. Depois, os participantes seguem para a região Centro, onde se realizará, por dois dias, a convenção internacional com workshop promovido pela Agência de Promoção do Centro com empresários que integram a oferta turística local para promover negócios entre os dois países.


De acordo com a secretaria de Turismo de Portugal é esperado para este ano um incremento de 17% no total de turistas brasileiros, número que no ano passado chegou a 585 mil.



Fonte: Brasilturis

Costa Rica é tema de SEMINÁRIO sobre turismo sustentável

A terceira edição do seminário “O Desenvolvimento Sustentável do Turismo” será realizado nos dias 5, 7 e 9 de abril em São Paulo, Brasília e Salvador respectivamente. Realizado pelo Sebrae e Grupo Santander reuni autoridades e empresários do segmento para trocar informações. Desta vez os especialistas irão discutir e apresentar o caso de Costa Rica, considerado o país de melhor destino sustentável internacional e lugar mais visitado na América Central.




Fonte: Brasilturis