segunda-feira, 19 de abril de 2010

Mercado Modelo passa por inventário turístico

Símbolo histórico, cultural, material e imaterial de Salvador, o Mercado Modelo participou da aplicação de questionários dentro do trabalho de Inventariação Turística do local. O procedimento, iniciado em 10 de março pela Salvador Turismo (Saltur), contou com ferramenta padrão do Ministério do Turismo, dentro da proposta que faz parte do Programa de Regionalização dos Roteiros do Brasil, do qual Salvador é destino indutor.

Esta ação prevê o levantamento das informações sobre o prédio histórico do Mercado Modelo, que é um dos mais importantes e tradicionais pontos de comercialização de artesanato do Brasil, como atrativo cultural do destino eainda sobre os produtos ali comercializados, com o objetivo de conhecer melhor esta oferta e trabalhar os produtos âncoras para o aumento da competitividade.

Para a aplicação dos questionários, a Saltur informou a cada um dos permissionários do Mercado Modelo que, de acordo com o Ministério do Turismo (MTur), Salvador está entre os 65 destinos indutores do turismo no Brasil, e como tal deve cumprir as etapas do Programa de Regionalização do Turismo -Roteiros do Brasil.

Levantamento detalhado
Foi realizado levantamento detalhado de informações sobre o equipamento turístico e os negócios ali presentes, com o intuito de desenvolver ações direcionadas à chamada Produção Associada ao Turismo, que envolve artesanato, jóias, vestuário, gastronomia, entre outros, além de também auxiliar de forma significativa na elaboração do Plano Estratégico do Mercado Modelo. Foram aplicados formulários-padrão do MTur que estão divididos em dois temas: 1) estabelecimentos de artesanato e souvenir. 2) estabelecimentos de bares e restaurantes. Informações como produtos-âncora de cada, sua origem, artesão de referência, volume anual comercializado, preços médios, entre outros dados, foram alvo deste trabalho que ao final proporcionará um rico banco de dados sobre o Mercado Modelo e a possibilidade de pleitear junto ao MTur e outra sinstituições recursos para trabalhar o mix de produtos e a competitividade do centro comercial.
Fonte: Setur

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