segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bahiagás abastece terceiro maior consumidor de gás natural no Brasil

O consumo de gás natural no Brasil cresceu 6,3% de maio de 2009 a maio de 2010 e a Bahia é a terceira maior consumidora do produto no Brasil, utilizando 3,45 milhões de m³ de gás por dia (m³/dia), segundo dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás). No estado, é a Bahiagás a encarregada da distribuição do gás natural canalizado, proporcionando ao mercado uma fonte de energia mais segura, limpa e economicamente competitiva. Atualmente, a empresa atende a mais de 3.860 clientes, nos setores industrial, comercial, residencial, veicular e de cogeração e geração de energia.
Com 15 anos de atuação no cenário baiano, a Bahiagás vem mostrando agilidade no gerenciamento de suas ações, e em 2010 iniciou um novo ciclo de desenvolvimento, ajudando a promover a economia no interior do estado. A atuação da empresa para diversificação e interiorização do produto vai aquecer diretamente setores fundamentais da economia, gerando emprego, renda e mais oportunidades para os baianos.
Com a inauguração do Gasoduto da Integração Sudeste-Nordeste (Gasene), em março, a Bahiagás expandirá a malha de atendimento investindo, até 2014, R$160 milhões nas regiões Sul e Extremo Sul do estado.

Abegás

Os dados nacionais, divulgados pela Abegás, mostram um consumo total em maio de 2010 de 44,19 milhões de metros cúbicos por dia (m³/d), com São Paulo liderando as vendas com 15,15 milhões de m³/d, seguido do Rio de Janeiro com 11,90 milhões de m³/d, da Bahia (3,45 milhões m³/d), Pernambuco (2,33 milhões de m³/d) e Santa Catarina com 1,76 milhão de m³/d.

A Região Sudeste manteve a liderança no consumo em todo o pais, com 31,2 milhões de m³/d, vem a Região Nordeste com 8,4 milhões m³/dia e a Sul com 4 milhões. As regiões Centro-Oeste e Norte consumiram 251,9 mil m³/dia e 2,5 mil m³/dia, respectivamente.
Kawasaki mostra tecnologia de climatização na Bahiagás
Com a finalidade de apresentar nova tecnologia para o mercado de cogeração e climatização, o gerente sênior do Departamento de Negócios e Vendas da Kawasaki, Yasuo Nakamura, realizou uma palestra para gerentes e assessores da Bahiagás nessa terça-feira (29/06).
“O Brasil, é um país tropical e sabemos da necessidade de utilização de ar condicionado em ambientes diversos, portanto estamos apresentando aos potenciais mercados brasileiros o chiller a gás (equipamento de resfriamento) utilizado em climatização e na produção de água gelada”, explica Nakamura.Ele ressalta que o Brasil tem um grande mercado e que as empresas japonesas, como a Kawasaki, têm interesse em participar da expansão dos negócios em solo brasileiro. “Acreditamos que parceiros como a Bahiagás poderão ajudar a vinda de indústrias japonesas que possuem tecnologias avançadas a se instalarem também na Bahia”, completou Nakamura, que esteve acompanhando do superintendente técnico da Mitsui Gás, Junicho Akiyama.
Em abril, técnicos da Mitsui Gás – acionista da Bahiagás – integraram uma comitiva brasileira que foi ao Japão com o intuito de visitar várias empresas de gás natural daquele país, mostrando o potencial do mercado brasileiro para novas tecnologias e produtos, além de observar a experiência dos japoneses no setor. A Kawasaki foi uma das empresas visitadas pelos técnicos brasileiros.

A reunião no Suarez Trade também contou com uma palestra do gerente de Manutenção Industrial do Senai/Cimatec, Alex Santos, sobre o projeto de cogeração que poderá ser implantado naquela unidade do Senai, em parceria com a Bahiagás e fabricantes de equipamentos. O projeto, além de atender outras finalidades como pesquisa e desenvolvimento, pode ser um importante show-room para as partes envolvidas. O diretor técnico e comercial da Bahiagás, Eduardo Barretto, reiterou o apoio da empresa ao projeto e agradeceu a apresentação de Yasuo Nakamura, da Kawasaki, sobre a moderna tecnologia que poderá ser utilizada no desenvolvimento do mercado de gás natural na Bahia. Também estiveram presentes à reunião Luiz Blanc, da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis -BA, Ubiratan Miranda, Leone Peter Andrade e Miguel Andrade Filho, do Senai /Cimatec.




Nenhum comentário:

Postar um comentário