Com uma taxa média de 65% nos cinco primeiros meses deste ano, a ocupação hoteleira nos principais hotéis de Salvador registrou um aumento de 4,4% em relação ao mesmo período de 2009. Os números são do Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes de Salvador e Litoral Norte.
Os melhores desempenhos foram verificados nos meses de janeiro, que teve uma média de 82%, e fevereiro, quando muitos estabelecimentos registraram até 100% de ocupação durante o Carnaval. Além disso, janeiro, abril e maio contabilizaram taxas superiores à média dos últimos nove anos, segundo o levantamento.
Abril, entretanto, obteve o resultado mais surpreendente do semestre até agora, quando a ocupação hoteleira saiu de 54% em 2009 para 61,2% este ano. De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, o Congresso Mundial de Combate ao Crime, das Organizações das Nações Unidas (ONU), contribuiu para a elevação. “A realização de grandes eventos consolida Salvador como a terceira capital brasileira no turismo de negócios. Além disso, o desempenho nos dois primeiros meses do ano consolidam a cidade como polo tradicional de entretenimento”, avalia.
Acima da média – Se a ocupação anual considerada ideal pelos hoteleiros é de 65%, a Bahia possui estabelecimentos com taxa de até 75%. Durante o torneio de golfe no Iberostar, realizado no primeiro semestre deste ano, o diretor de vendas, Orlando Giglio, afirmou que os dois estabelecimentos do grupo (Iberostar Praia do Forte e Iberostar Bahia) ficam com mais de três quartos dos leitos ocupados nos 12 meses do ano.
Para o presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem na Bahia, Pedro Galvão, o desempenho do turismo em 2010 já dá sinais de recuperação, uma vez que o setor, no Estado, sofreu desgastes com problemas, como a epidemia da H1N1 e a crise econômica internacional no ano passado. “Isso fez com que perdêssemos visitantes de outros países”, assinala.
Galvão também comemorou os resultados obtidos no São João. “Foi um desempenho melhor que no ano passado, e acreditamos ter um bom segundo semestre”, conta.
Taxa do Transamérica Comandatuba cresceu 30% no primeiro semestre
Transamérica Ilha de Comandatuba, localizado na Bahia, obteve um crescimento de 30% em vendas no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2009. Para tanto, entre janeiro e junho mais de 20 voos fretados pousaram no aeroporto privativo do resort, o que garantiu cerca de 60 mil hóspedes.
Segundo o gerente de Vendas do hotel, Sandro Reis, resultado é fruto de um trabalho intenso e da preocupação com o padrão de qualidade do atendimento ao check-out. “O crescimento de vendas é reflexo do nosso compromisso com o bem-estar dos nossos hóspedes”, afirmou ele.
Fonte: Bahiatursa
Nenhum comentário:
Postar um comentário