segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Informativo Câmara Baía de Todos os Santos

AEROPORTO DE SSA INVESTE EM MELHORIAS PARA CONFORTO

O Aeroporto Internacional de Salvador Deputado Luiz Eduardo Magalhães promoveu uma série de melhorias nos assentos das salas de embarque – doméstico e internacional. Além das longarinas, ambos os espaços ganharam lixeiras modelo “cinzeiro”. Segundo o gerente de Segurança do aeroporto, Carlos Antonio Silva, as renovações refletem o compromisso da Infraero com o conforto do passageiro. “Neste propósito, estaremos adequando todos os espaços de nosso Terminal para as pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida para garantir igualdade de direitos e condições como cidadãos. Vamos extinguir quaisquer barreiras que limitem ou impeçam a utilização do nosso aeroporto”, afirmou ele.

No futuro, o aeroporto deve passar por novas adequações, como a instalação de aviso sonoro e painel em braile nos elevadores, além de sinalização vertical e horizontal com piso direcional tátil, alerta sonoros em escadas e pilastras, calçadas, rampas e faixas de pedestres adaptadas e a implantação de um fraldário adulto.

ONG PROMOVE CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL NA ÁREA DE TURISMO

Qualificação profissional é a palavra de ordem da Ong Anjos do Mar, em parceria com o IBTH (Instituto Brasileiro de Tecnologia Hoteleira) neste semestre. Cursos regulares dos projetos "Não Provoque" e "Trabalhe Bahia", como também o de "Turismo Náutico", estão com inscrições abertas.

O Projeto "Não Provoque", para mulheres traídas, está iniciando a marcação do atendimento psicológico, enfocando a auto-estima, das alunas que querem receber atendimento individual. O atendimento tem a supervisão da psicóloga Érica Trigo, com apoio das estagiárias Amanda Gama e Giliane Pacheco. As aulas começam em outubro e os cursos oferecidos são maquiagem, recepcionista, depilação, massagem terapêutica e artesanato, cujo valor único é R$25 + dois kg de alimentos não perecíveis por curso. Os alimentos serão transformados em cestas básicas para doação. Graças ao apoio da Ong Anjos do Mar, o curso de Turismo Náutico está com valor reduzido. Agora o curso custa R$210 e será realizado em três sábados. Todas as aulas serão à bordo de uma escuna, inclusive a aula teórica. A nova turma terá início das aulas em outubro, quando os alunos embarcam para o início das aulas, que serão ministradas em várias localidades da Baía de Todos os Santos. Ao final do curso, os alunos que desejarem participar de um batismo de mergulho com um instrutor credenciado deverão pagar a quantia de R$50.

O Projeto "Trabalhe Bahia" está oferecendo cursos completos, em cinco módulos, nas áreas de Turismo e Hotelaria, Auxiliar Administrativo com Secretariado, Gestão Empresarial, Inglês ou Espanhol e Atendimento ao Cliente com Técnica de Vendas. Cada módulo tem duração de 20 horas. Os alunos serão certificados pelo IBTH, Ong Anjos do Mar e Faculdade Vasco da Gama. Os currículos dos alunos que fazem parte desse projeto serão encaminhados para vagas de emprego.

Serviço ONG Anjos do Mar
Informações: 71-3245-8900/3015-9660
Inscrições: Rua Tenente Pires Ferreira, 51 Barra – Salvador
Contato: www.anjosdomar.net / mulheres@anjosdomar.net


BRASIL É REFERÊNCIA EM TURISMO DE AVENTURA
“Há três anos não existia nada em relação à certificação de aventura no Brasil, e hoje somos referência mundial”. A avaliação do diretor da Adventure Sports Fair, Sérgio Franco (foto), revela que o País deu um salto considerável no setor de esportes e turismo de aventura. Prova disso pode ser vista nas previsões da organização do evento, que espera até o próximo domingo (dia 26) a visita de 60 mil pessoas – oito mil a mais do que no ao passado – e geração de negócios batendo na casa dos R$ 95 milhões, R$ 5 milhões a mais do quem em 2009.

A evolução da certificação citada por Franco deve-se basicamente ao programa Aventura Segura, criado pelo Ministério do Turismo em 2006 e operacionalizado pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta). O projeto qualificou 152 empresas de todo Brasil e, até o momento, certificou 34, entre operadoras, agências, receptivo, meios de hospedagens e empresas de outros setores. “Até o final do ano pretendemos chegar a 100 empresas certificadas”, afirma Luiza Campos, da Abeta. O passo seguinte é a operacionalização do programa Bem Receber, que qualifica a mão-de-obra dos empreendimentos certificados.

É DE SALVADOR O CLIENTE 5 MILHÕES DA AZUL
SALVADOR - Quando Hanna Valéria Hirata, 25 anos, funcionária pública do Ministério do Trabalho, arrumou suas malas, despediu da família em Salvador para acompanhar seu marido que se mudou para Porto Alegre, não imaginou que na sua despedida uma surpresa estava reservada para sua alegria. Era ela a cliente 5 milhões da Azul Linhas Aéreas Brasileiras e ganharia passagens por um ano para não só visitar sua família em Salvador, mas viajar para qualquer destino operado pela companhia.

Os diretores da Azul, Paulo Nascimento (Comercial, Marketing e TI) e Gianfranco “Panda” Beting (Comunicação e Marca) junto com o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, fizeram a entrega para a feliz ganhadora, que pela primeira vez embarcava em um voo da Azul. Começou ali uma festa carnavalesca que tomou conta do saguão do Aeroporto Internacional de Salvador, acompanhada por passageiros que embarcavam em outros voos.

Para os diretores da Azul o destino Salvador com partidas somente de Campinas (SP), transportou nestes dois anos mais de 400 mil passageiros. Foram 624 mil quilômetros voados em 7,8 mil horas voo e uma ocupação média acima de 85%.

O secretário Tramm sugeriu a Paulo Nascimento o estudo de instalação de novas rotas servindo o interior do Estado da Bahia com a entrada em operação das 20 aeronaves ATRs até final de 2011.

BNDES APROVA CRÉDITO PARA TRÊS ESTÁDIOS DA COPA 2014
O BNDES aprovou os três primeiros projetos do programa BNDES ProCopa Arenas, instituído pelo banco para financiar a construção ou reforma dos estádios que receberão jogos do Mundial de 2014. Os Estados da Bahia (R$ 323,6 milhões), do Ceará (R$ 351,5 milhões) e do Mato Grosso (R$ 393 milhões), cujas capitais estão entre as 12 sedes da Copa do Mundo no Brasil, serão os beneficiários dos empréstimos.No caso da Bahia, o financiamento do BNDES é de R$ 323,6 milhões, que serão utilizados na demolição e posterior reconstrução do Estádio Octávio Mangabeira, a Arena Fonte Nova. O novo estádio terá capacidade para 50.273 espectadores, o que o habilita a receber, de acordo com os normativos da Fifa, jogos de quartas-de-final.Em Fortaleza, será financiada com R$ 351,5 milhões (75% do investimento total) a reforma e adequação do estádio Governador Plácido Aderaldo Castelo, o “Castelão”. Finalizada a obra – o que está previsto para dezembro de 2012 –, o Castelão terá capacidade para 66.500 espectadores. Dessa forma, será a única arena do Norte e Nordeste apta a receber jogos de abertura, final ou semifinais da Copa, de acordo com o caderno de encargos da Fifa.

Em Cuiabá, a Arena Multiuso Pantanal será construída com R$ 393 milhões de financiamento do BNDES, o que corresponde a 74% do investimento total. O estádio terá capacidade para 42 mil espectadores, o que o credencia como sede em potencial para jogos de quartas de final do torneio (as normas da Fifa exigem um mínimo de 40 mil lugares).

PAÍS TEM DE ESTAR PREPARADO PARA CRISES NO TURISMO
O Brasil precisa estar preparado para crescer e enfrentar crises também na área do turismo. Para o diretor do departamento de Planejamento e Avaliação do Turismo do Ministério do Turismo, José Augusto Guedes Falcão, é preciso debater alguns temas – como as fortes chuvas que atingiram Angra dos Reis no início deste ano – e preparar o País para grandes eventos internacionais como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A informação é da Agência Brasil.

De acordo com o diretor, que participa do Seminário das Américas sobre Gestão de Riscos e Crises no Setor do Turismo, em Brasília, o debate é muito importante para o crescimento do turismo em todos os aspectos, principalmente para a antecipação de medidas que minimizem os impactos de uma crise. Ainda segundo ele, a interação com outros países irá proporcionar uma saudável troca de experiências. As soluções adotadas em casos de crise, entretanto, serão feitas de acordo com a realidade de cada país.

“O Brasil é um país privilegiado, por não ter problemas maiores com terrorismo, grandes conflitos políticos ou furacões e terremotos, somente problemas relacionados a excesso ou falta de chuvas, o que é um ponto que tem afetado bastante o turismo”, disse em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional AM.

Falcão lembrou ainda das intensas queimadas que atingem as regiões Centro-Oeste e Norte do País e atrapalham o turismo. Segundo ele, os focos de incêndio precisam ser monitorados para controle mais efetivo de situações críticas.

BRASIL SERÁ 3º MERCADO PARA EUA EM 2014
Os últimos dados divulgados pela Office of Travel and Tourism Industries (OTTI), do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, projetam para 2014 que o Brasil será o terceiro maior mercado overseas (longa distância) na emissão de turistas para o país. Perderá apenas para o Reino Unido e o Japão. Contando os vizinhos México e Canadá, o Brasil seria o quinto colocado. A previsão é de que 1,8 milhões de visitantes brasileiros irão aos Estados Unidos daqui a quatro anos.

O Brasil é definitivamente a bola da vez nos Estados Unidos e o diretor internacional do US Travel Association, o brasileiro Luiz de Moura Jr., tem sido convidado para palestras onde mostra as causas desse crescimento do Brasil e suas perspectivas. A próxima será no dia 28, em Orlando, na Conferncia Anual do Governador da Florida.
(http://www.floridatourismconference.com/).


BAHIA CONFIRMA CANDIDATURA PARA ABERTURA DA COPA










São Paulo agora já tem uma candidatura declarada para competir com quem ficará a abertura do Mundial de 2014. A Bahia confirmou sua intenção de forma oficial junto à CBF, em reunião na qual o presidente da entidade recebeu uma delegação oficial do governo do estado, da prefeitura e da Federação Bahiana.

Foram entregues a Ricardo Teixeira, presidente da CBF e do comitê, um livro de candidatura, com uma apresentação da infraestrutura turística de Salvador, além de cartas de apoio de outras cidades-sede, como Natal e Manaus

EM SALVADOR, MINISTRO VISITA OBRAS E ASSINA CONVÊNIO
SALVADOR - Antes de seguir para Sergipe, o ministro Luiz Barreto esteve hoje, dia 1o , em Salvador (BA), visitando as obras da Feira de São Joaquim na cidade baixa, local onde existe um entreposto de produtos hortifruti, gêneros alimentícios, artesanato, produtos da culinária baiana, mas, sem a devida qualidade de higiene e urbanismo. Com um investimento na ordem de R$ 36 milhões dos governos federal e estadual, o projeto vai permitir a execução de serviços de drenagem, instalações hidráulicas e pavimentação, além da construção de cobertura em alguns espaços e de um píer, que vai integrar a Feira e a Baía de Todos-os-Santos, tornando-a um centro de atratividade turística, com praça de gastronomia e artigos produzidos no recôncavo baiano. Para o ministro, “a Feira vai contribuir para uma maior permanência do turista em Salvador".

Saindo de S. Joaquim, o ministro Luiz Barreto, acompanhado pelo secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, e comitiva visitaram o galpão da Codeba, onde a feira funcionará provisoriamente e foram na Casa das Sete Mortes (Centro Histórico), onde assinaram convênio e a ordem de serviço para construção do Palco Articulado com recursos do Ministério do Turismo e do Governo do Estado. O Palco Articulado do Pelourinho, que será instalado nas imediações da igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, na Rua José de Alencar, integra as ações desenvolvidas em parceria com o MTur. Além de incrementar o fluxo de visitantes, a nova atração também vai movimentar a economia do destino turístico mais importante da capital, onde são encontrados estabelecimentos comerciais que vão de hotéis e restaurantes a museus, teatro e lojas de artesanato. Este projeto do arquiteto baiano Pasqualino Magnavita, deverá ficar pronto em 5 ou 6 meses a partir da conclusão dos projetos complementares e da licitação.

Representando o trade turístico da Bahia, Silvio Pessoa, presidente do CBTur cobrou ao ministro Barretto mais verbas para Salvador se preparar para receber jogos da Copa de 2014, principalmente, no que diz respeito a reforma do Pelourinho e a segunda pista do aeroporto. "Pode mandar verba que aqui será sempre bem vinda, e o senhor sentirá orgulho de ter ajudado no desenvolvimento do turismo da Bahia, já que, trata-se de Salvador a terceira cidade que recebe turista do Brasil", disse Pessoa.

Em seguida, o secretário Tramm pontuou todos os projetos em andamento do Estado e Salvador, não só em vistas a Copa, mas também para atrair mais turistas. Tramm deu a noticia de que a verba para a segunda pista do aeroporto já está assegurada e disse que para a Copa, o trabalho que está sendo desenvolvido pelo Estado é centrado nos pontos: capacitação, infraestrura e viabilidade urbana, marketing e promoção e receptivo. Finalizou apresentando o projeto de requalificação da Praça Castro Alves.

O ministro Luiz Barreto finalizou falando da importância que a Bahia tem para o turismo nacional e de todos os projetos que o Governo Federal tem bancado, não só o MTUr, mas em conjunto com o Ministério da Cultura. Segundo ele, o turismo e a cultura é um “casamento de longa duração". Barretto disse que apesar de ser paulista, reconhece que Salvador deve pensar grande e ser candidata a cidade de abertura da Copa pois tem todas as requisito para isto.


AVIS ABRE LOJA EM ILHÉUS E SOMA 5 UNIDADES NA BAHIA
A Avis inaugurou uma loja em Ilhéus, a quinta localizada na Bahia – sendo as outras três situadas em Salvador e uma em Porto Seguro. A unidade iniciou a operação com 20 carros na frota, divididos em quatros categorias que abrangem desde veículos populares até executivos. Para o verão, no entanto, a meta é dobrar o número de veículos da unidade.

“Apesar do ótimo apelo turístico, principalmente após parceria com a CVC, nosso foco também é a demanda empresarial com contratos de terceirização de frota. A região é sede de filiais de grandes empresas como Trifil, Azaléia, Petrobrás, Penalty e Makro”, analisou o gerente da filial Milton Brandão.

Em paralelo à abertura da nova unidade, a locadora projeta um crescimento de 25% em comparação com o último ano.
Anote o endereço da nova loja: Aeroporto Jorge Amado, na rua David Maia, 288, Pontal.

ANAC ENQUADRA TAM E GOL POR VENDA DE SEGURO VIA WEB
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encaminhou hoje ofícios para as companhias aéreas Tam e Gol/Varig determinando o prazo de 48 horas para que as empresas corrijam a forma de venda de seguros de viagem aos passageiros que adquirem bilhetes pela internet. A medida foi tomada para impedir que os passageiros sejam induzidos a comprar os seguros de viagem sem conhecimento, uma vez que as páginas na internet das duas empresas apresentam a compra do serviço já previamente selecionada, como se fosse parte das tarifas do transporte aéreo. Ou seja, o passageiro não tem de clicar em uma área para comprar. Ele clicaria para não comprar, mas muitos sequer veem essa venda camuflada e acabam comprando algo sem saber, achando que se trata de mais uma taxa obrigatória na tarifa. A maioria acaba nem vendo esse campo do seguro e paga sem saber.

"Os seguros são serviços adicionais e facultativos, que podem ser comercializados pelas companhias assim como a locação de automóveis e hotéis. No entanto, de acordo com as normas que regem o contrato de transporte aéreo, a informação deve estar clara ao consumidor e o preço do seguro não pode estar previamente selecionado", diz a Anac em comunicado. A venda dos seguros poderá ser feita, desde que o passageiro opte por clicar na aquisição do serviço.

Em janeiro, a Anac encaminhou ofícios para a Azul, Tam e Gol/Varig determinando a mudança na forma de venda do seguro de viagem. A Azul atendeu a medida e alterou a forma de venda, porém Tam e Gol/Varig não fizeram alterações em seus sistemas. Por essa razão, foi aberto um processo administrativo e, em fevereiro e março, as duas companhias receberam autos de infração, que podem resultar em multas de R$ 8 a R$ 20 mil cada – o valor pode variar conforme a defesa apresentada pela empresa, gravidade do caso, reincidência etc. A multa é devida mesmo com a correção das páginas da internet no prazo de 48 horas, uma vez que a infração já foi cometida.Caso o prazo de 48 horas seja descumprido, a Anac irá suspender qualquer alteração solicitada pelas duas companhias na malha aérea. Não serão avaliados novos pedidos de voos ou alterações nos voos atuais, que ocorrem diariamente em todas as empresas para ajustar as operações.

A Anac diz também ter constatado que a Webjet e a Trip iniciaram recentemente a venda de seguro de viagem da mesma maneira, deixando a compra pré-selecionada para o passageiro. As duas companhias já foram notificadas pela agência e poderão sofrer processo administrativo e sanções semelhantes caso não alterem seus sistemas na internet.

PAÍS PODE TER “SIMULADO DE CRISE“ NO TURISMO EM 2011
Miriam Medeiros e Marcelo Pedroso









Segundo Miriam Medeiros, do gabinete de Crise da Presidência da República, é possível que, a exemplo de setores como a saúde, o turismo tenha um exercício simulado de crise no ano que vem. A proposta do Ministério da Defesa já foi apresentada, e bem recebida, ao Ministério do Turismo. Representantes da OMT que estão em Brasília para a realização do Seminário das Américas sobre Gestão de Riscos e Crises no Setor do Turismo, também conheceram e aprovaram a idéia.

Miriam participa do mesmo seminário, que segue até amanhã no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. “È importante esse exercício para que possamos saber as vulnerabilidades da atividade tendo em vista a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016. Não temos grandes crises no Turismo, mas devemos nos preparar”, disse Miriam. De acordo com o representante da EMBRATUR, Marcelo Pedroso, é muito importante que o País tenha essas informações e que saiba como direcioná-las.
Armin Augusto Braum, da Secretaria Nacional de Defesa Civil, acrescentou que em casos de crise, como o que será simulado no turismo, é importante a articulação dos agentes envolvidos com atividade: governos, prefeituras, entidade e iniciativa privada, para que seja garantida a normalidade social

NAVIOS PODEM NÃO VIR NA COPA POR FALTA DE PLANEJAMENTO
Segundo o vice-presidente da Abremar, André Pousada, a vinda de navios esperados para dar suporte à hospedagem de turistas durante a Copa do Mundo de 2014 pode não acontecer. “Dentro do cenário atual, podemos dizer que é praticamente impossível fazer essa negociação com as armadoras a tempo”, alertou.

O fato é que as armadoras e portos precisam de, pelo menos dois anos para planejarem as escalas de seus navios. “Já sabemos quais navios vão aportar em Santos em 2012, por exemplo”, disse. De acordo com ele, então, o setor turístico brasileiro e os governos têm apenas um ano para convencer as armadoras que será um bom negócio desviar os seus navios de roteiros tradicionais de alta temporada no hemisfério norte para o Brasil.

“As armadoras e portos precisam de prazos para avaliar possibilidades futuras, e hoje ainda não temos como oferecer isso, levando em conta que obras importantes no setor portuário também não deslancharam”, afirmou. Ainda segundo Pousada, é preciso oferecer condições que motivem as armadoras a assumir riscos em uma situação atípica.

“Os portos devem estar preparados para oferecer, por exemplo, segurança aos hóspedes”, avaliou. “A Abremar está pavimentando um caminho positivo para que os navios venham, mas é preciso avançar nas negociações, ou corremos o risco de não ter tempo para criar uma agenda com as armadoras”, finalizou.

EVENTOS E FERIADOS MELHORAM OCUPAÇÃO DE SAUÍPE (BA)
O complexo hoteleiro Costa do Sauípe, na Bahia, vem registrando aumento da sua taxa de ocupação neste segundo semestre. Só no feriado da Independência do Brasil, em setembro, o resort obteve taxa de ocupação de 90%, contra 30% registrado no mesmo período em 2009. Segundo a nova administração, "este crescimento é um reflexo do processo de relançamento do empreendimento, iniciado em maio de 2010, e que tem como objetivo ampliar a participação no mercado brasileiro de resorts". Outro atrativo da Costa do Sauípe para os turistas é a realização de eventos, como o Sauípe Folia, que aconteceu de 16 a 18 de setembro. “A ocupação para este evento foi de 92%”, afirma Guilherme Martini, diretor de Marketing e Vendas . Em 2009, a ocupação durante o Sauípe Folia foi de 60% no mesmo período.

Uma novidade da Costa do Sauípe neste período é O Hóspede – o único emprego com seis meses de férias. O concurso, que é uma iniciativa do resort com criação da agência de publicidade Escala, escolherá um “hóspede-embaixador” que terá o papel de divulgar o resort nas redes sociais.

E em outubro, dois grandes eventos serão realizados no complexo. No dia 15 (sexta-feira), Os Paralamas do Sucesso e Titãs se apresentarão juntos, em um espetáculo repleto de grandes sucessos. Para animar a criançada no feriado do Dia das Crianças, o resort promoverá a 7ª edição do Micarekids

AS CIDADES MAIS CARAS DO MUNDO. SÃO PAULO É A VIGÉSIMA SEGUNDA
Viver em São Paulo representa estar na cidade que é a 22a. entre as de maior custo de vida mundial entre as 73 pesquisas. Estudo do banco suíço UBS apresentado nesta semana indica que Oslo (Noruega), Zurique e Genebra, ambas na Suiça, Tóquio, Copenhague (Dinamarca) e Nova York formam a relação das seis primeiras.

São Paulo é a única cidade brasileira que consta da relação, que ficou na 22ª posição entre as cidades mais caras e na 40ª posição com relação ao poder de compra.

A avaliação foi feita de acordo com o custo de vida de cada cidade, com 122 itens de consumo, bens e serviços, excluindo aluguel. As cidades mais baratas da lista foram Mumbai (Índia), Manila (Filipinas) e Bucareste (Romênia).

A relação das mais caras segue com Estocolmo (Suécia), Toronto e Montreal, no Canadá, Londres (Inglaterra), Cingapura - cidade estado no Sudeste Asiático -, Sydney (Austrália), Helsinki (Finlândia), Paris (França) e Viena (Áustria).

O estudo é atualizado todo ano, e refeito a cada três anos. Para a atualização de 2010, os valores coletados em 2009 foram ajustados de acordo com a inflação do período e a variação cambial.

PAULO AFONSO RECEBE CANOAGEM NO RIO S. FRANCISCO
Os cânions do Rio São Francisco e a cidade de Paulo Afonso, a 480 km de Salvador, serão palcos, no próximo sábado (25), da 2ª Maratona de Canoagem da Bahia. Mais de 150 atletas e para-atletas de seis estados brasileiros e do Distrito Federal participarão da disputa no Velho Chico, subdividida em duas categorias: Maratona, com percurso de 55km, e Turismo, com 8km. A expectativa é que um público de mais de 200 competidores compareça ao evento, que é promovido pela Brasil Wild e conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Turismo e da Bahiatursa.

Pelo segundo ano consecutivo, competidores da Bahia, Alagoas, Pernambuco, Sergipe, São Paulo, Minas Gerais e Brasília terão pela frente um desafio de força e resistência. A Maratona tem largada na ponte da PA 4, em Paulo Afonso, e chegada em Canindé de São Francisco, no estado de Sergipe. Já na categoria Turismo, com percurso menor, a chegada acontece no ancoradouro turístico do Rio do Sal, onde os atletas serão recebidos e transportados de volta a Paulo Afonso.

Nas duas categorias haverá disputa de duplas masculinas, femininas e mistas, além das categorias homologadas pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) K1, K2, C1 e C2, que também farão parte da prova. Este ano, seis duplas femininas marcarão presença no evento, número superior ao do ano passado. A segurança da prova será garantida pelas equipes do Corpo de Bombeiros e da Marinha, que estarão espalhadas pelo percurso.

A Bahia Maratona de Canoagem conta também com o patrocínio da Centauro, Petrobras, Prefeitura de Paulo Afonso e apoio da CBCa, Canindé de São Francisco e do Exército Brasileiro. As inscrições podem ser feitas até o dia 22 de setembro, através do site da Brasil Wild
A partir dessa data, as inscrições só poderão ser feitas através do contato com http://www.setur.ba.gov.br/goto/mailto:arlete@brasilwild.com.br
Confira o regulamento completo da 2ª Maratona de Canoagem da Bahia em: www.brasilwild.com.br/maratona2010/regulamento.asp .



VATICANO INCLUI A BAHIA NOS ROTEIROS OFICIAIS DE TURISMO RELIGIOSO
A Bahia vai integrar os roteiros da agência de viagens oficial da Igreja Católica, a Ópera Romana Peregrinações. Em parceria com o Vaticano e o Ministério do Turismo, a Secretaria de Turismo da Bahia e a Bahiatursa vão impulsionar ainda mais o turismo religioso no Estado.

Os roteiros detalhados estão sendo discutidos com o Vaticano, representantes de agências de viagens e do trade turístico. O lançamento dos pacotes será realizado na Feira das Américas, encontro anual da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), que acontece no próximo mês, no Rio de Janeiro. O reconhecimento do Vaticano é reflexo do constante investimento do Estado na divulgação e preservação do patrimônio turístico religioso baiano.

Recentemente, a Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão, em Salvador, foi completamente reformada, com investimento de R$ 3 milhões. As obras de recuperação da Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, também no Pelourinho, orçada em R$ 2,3 milhões, está em execução. Outro templo em recuperação é o Cemitério e Igreja do Pilar, que conta com R$ 4,4 milhões. Ao todo, são cerca de R$ 10 milhões em investimento na recuperação dessas igrejas, com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur), do Banco do Nordeste e contrapartida do Estado.

Além das reformas dos equipamentos históricos religiosos, a Setur e a Bahiatursa atuam na divulgação de roteiros, produção de folheteria e apoio ao extenso calendário de manifestações religiosas, como na Lavagem da Igreja do Bonfim, a Festa de Santa Bárbara (em Salvador), a Romaria de Bom Jesus da Lapa e a Festa da Boa Morte (no município de Cachoeira).

A presidente da Bahiatursa, Emília Silva, conta que foram elaborados alguns roteiros como “Salvador com Irmã Dulce” e “Religiosidade Afro-baiana com a Boa Morte”, que foram muito elogiados. “Depois tivemos um encontro com a operadora do Vaticano e recebemos com alegria o interesse deles. A Bahia estar nesse catálogo vai significar uma movimentação internacional intensa. Por conta disso, a Setur e a Bahiatursa pretendem continuar investindo tão forte nesse setor”, explica.

De acordo com pesquisa do Ministério do Turismo, realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), em 2007, 3,6% dos entrevistados viajaram pelo Brasil para fazer turismo religioso, o que corresponde a mais de oito milhões de viagens. Além da Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais estarão incluídos nos roteiros do Vaticano.

Irmã Dulce
A possível beatificação de Irmã Dulce também atrai fiéis de todo o Brasil para conhecer o memorial dedicado à freira. O anúncio oficial da beatificação deve acontecer no primeiro semestre de 2011, mas o Memorial Irmã Dulce, em Salvador, já registra um fluxo de visitação muito acima da média. Inaugurado em 1993, um ano após a morte da religiosa, o local abriga um acervo de 30 mil peças, mas somente 400 permanecem expostas diariamente.

A fama sobre as virtudes da religiosa e seus milagres tem atraído milhares de visitantes interessados em conhecer a vida e a obra de Irmã Dulce. Em 2009, 35 mil pessoas visitaram o Memorial. Este ano, é esperado um aumento de 150% desse fluxo em função da expectativa da beatificação da freira.

DESEMBARQUES DOMÉSTICOS NA BAHIA CRESCEM QUASE 13% EM RELAÇÃO AO ANO PASSADO.
O número de desembarques nacionais em Salvador, nos oito primeiros meses de 2010, teve um aumento de 12,95% com relação ao mesmo período do ano passado. De acordo com a Infraero, entre os meses de janeiro e agosto deste ano, 1.999.661 passageiros vindos de voos domésticos desembarcaram na capital, o que corresponde a 223.629 a mais do que em 2009, quando a marca foi de 1.776.032 pessoas.
Os dados da Infraero mostram que, no ano passado, os meses de janeiro, julho, outubro e dezembro apresentaram o maior número de desembarques na capital, somando mais de 780 mil passageiros chegando à cidade. Em 2010, agosto aparece em destaque como o terceiro mês com maior número de visitantes aportando na capital: 255.638 passageiros, perdendo apenas para os meses de janeiro e fevereiro, período de férias que somou mais de 560 mil desembarques.

De acordo com o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, uma das principais contribuições para o aumento nos desembarques em agosto foi a realização do GP Bahia de Stock Car. “Nesse mês, a ocupação hoteleira ficou próxima dos 70% e, além da Stock Car, tivemos o reforço de outros eventos e o avanço da classe C”, avalia.

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Informativo 010 /2010
Câmara Baía de Todos os Santos




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