sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Setur e Bahiatursa divulgam o Enoturismo na Wine Bahia 2010

Os apreciadores e estudiosos de vinhos, também chamados de enófilos, já têm destino certo neste final de semana: a edição 2010 da Wine Bahia, um dos maiores eventos enogastronômicos do Norte e Nordeste, que acontece nos dias 11 e 12, no Hotel Mercure, em Salvador. A Secretaria do Turismo da Bahia e a Bahiatursa, que desenvolvem o Enoturismo no estado, apoiam o evento.

Com o objetivo de difundir o hábito de beber vinho, instruir o público consumidor, permitir que vinícolas e importadoras divulguem suas marcas e divulgar o novo segmento turístico, o evento promete trazer novidades este ano. A Bahiatursa, em parceria com os organizadores da Wine Bahia e a Federação Nacional dos Guias de Turismo, promove uma palestra feita pelo especialista em vinhos, André Freire de Carvalho, voltada para dois públicos: os funcionários da empresa e os guias de turismo. “A ideia é capacitar os guias de turismo, que são os maiores divulgadores do nosso produto e da nossa cultura”, explicou a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva.

Lançada em 2004, a Wine Bahia este ano contará com a participação de 20 expositores. O enoturismo terá espaço garantido num estande montado pela Setur/Bahiatursa. “Um evento como este é muito importante para divulgar o enoturismo na Bahia, uma vez que a Miolo é uma das únicas vinícolas do estado e produz vinhos de ótima qualidade. É um mercado muito promissor”, afirmou Eurico Benedetti, um dos proprietários da Miolo Wine Group.

Além de apresentar as últimas novidades e tendências no mundo dos vinhos, serão realizados cursos e workshops com especialistas na área, como o enólogo francês Michel Favre e o português João Santos, que também vai expor o vinho Pedro e Inês, uma linha de produção limitada.

Dentre os expositores, as importadoras Visconte, Barrinhas, Enoforum e KMM e enólogos renomados. Os apaixonados pela bebida, ainda poderão aproveitar as dicas de profissionais da área e conhecer o que há de mais moderno e sofisticado no mercado.


Visitantes aprendem um pouco mais sobre a cultura do vinho

Lançado em 2008 pela Setur/Bahiatursa, o Enoturismo no Vale do São Francisco é muito procurado por quem deseja explorar um roteiro turístico diferenciado. A região é o segundo maior pólo produtor de vinhos do Brasil.

Em Juazeiro, a cerca de 500 km de Salvador, a Fazenda Ouro Verde recebe aproximadamente 1500 visitantes por mês. No local, é possível conhecer todo o processo de plantio, colheita, engarrafamento, degustação e, por fim, comprar o vinho ou espumante de sua preferência.

Os roteiros do enoturismo no Vale do São Francisco incluem ainda city-tour na cidade de Juazeiro e visita à Barragem do Sobradinho, para ver de perto o maior lago artificial do mundo e a eclusa, uma espécie de elevador, que sobe e desce em função da água que entra e sai do reservatório. A gastronomia local pode ser apreciada no Bodódromo, espaço com 10 restaurantes que servem carne de bode, de carneiro e outras comidas típicas do Sertão.
Os vinhos produzidos são Moscatel Espumante, Carbenet Shiraz, Shiraz e Moscato.
Fonte: Bahiatursa

Nenhum comentário:

Postar um comentário