As condições atuais do meio ambiente refletem em todo o mundo. Desastres ecológicos são cada vez mais comuns, o que tem levado especialistas a realizar grandes estudos climáticos e ambientais. O cenário não é positivo e exige ações imediatas. Grandes empresas já se conscientizaram desta urgente necessidade e realizam ações sustentáveis em suas organizações, mas ainda há muito a ser feito. Pensando nisso, entre os dias 13 e 15 de setembro, será realizado no Fiesta Convention Center o 1º Simpósio Internacional sobre Sustentabilidade. O evento propõe o debate sobre o tema através de palestras, apresentações de experiências empresariais de sucesso, exposição de ações sustentáveis e visitas técnicas a empresas referência nestes processos.
O evento, que é promovido pela Fundação FTC, tem como parceiras grandes empresas como Braskem, Itaipu, Petrobras, Walmart, Natura, Battre, Comanche, Bovespa, Sustentax e BNDES, que explanarão sobre suas políticas e experiências.
A importância de um grande evento como este é destacada pelo professor Germano Tabacof, um dos moderadores dos debates que ocorrerão sobre o tema: “A responsabilidade sustentável empresarial é uma atitude que pesa no conjunto de medidas para a sobrevivência do planeta, devendo, portanto, ser difundida e aplicada no meio empresarial de forma crescente”. “Embora o Brasil já tenha avançado muito no que diz respeito à sustentabilidade ambiental, com o etanol, o biodiesel, as hidroelétricas, os produtos orgânicos, o plástico biodegradável etc, muito ainda tem por ser feito”, lembra Roberto Lessa, vice-presidente executivo da Fundação Odebrecht.
Voltado para os profissionais e empresas interessados na temática ecologicamente correta, o simpósio será realizado no Fiesta Convention Center Itaigara, e oferece uma programação montada para os três dias do evento com a presença de grandes profissionais que são referência em sustentabilidade em todo país. “Vamos reunir o setor privado e o governo, empresários, professores, pesquisadores, entidades ambientais, bancos de fomento, uma gama imensa de profissionais, o que evidencia a preocupação com a sustentabilidade nas organizações”, enfatiza Tabacof.
A abertura do evento terá a presença do ministro da Cultura, Juca Ferreira; do secretário de Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler; e do diretor da Eco Strategies, Andrew Winston, um dos mais celebrados consultores verdes do planeta segundo o Guia de Sustentabilidade da revista Exame. Em uma análise do cenário atual em todo o mundo, Winston acredita que ainda existe um longo caminho pela frente. “Os desafios da sustentabilidade só serão resolvidos através da cooperação de diferentes setores para assim, irmos além das fronteiras tradicionais”, afirma.
No Brasil, ele confessa não ter uma visão completa sobre o assunto, mas analisa a ação do grupo Walmart no país. “Eu vi um pouco do que a empresa está fazendo e é impressionante. Ela tem pressionado os fornecedores para reduzir as embalagens, eliminar os fosfatos em detergentes e evitar que a carne e os produtos de soja sejam originados de terras desmatadas da Amazônia. O Walmart é apenas um exemplo, e eu tenho certeza que ele não está sozinho em seus esforços”, completa o consultor que apresentará a palestra magna do simpósio: “The greening of business: Por que a sustentabilidade é inadiável e como as empresas podem lucrar com isto”.
Para Ricardo Valente, diretor da KeyAssociados, “esse tema é novo para muitos e existem inúmeras novidades com relação a gestão, metodologias e tecnologias. As empresas precisam interagir mais com os profissionais da área, consultores ou representantes de outras empresas, para discutir as novidades, aumentar a visão sobre alguns temas e viabilizar a implantação dentro de suas empresas”. Durante o evento, ele apresenta a palestra “Crédito de carbono: Desafios e oportunidades”. Da mesma forma, Pedro Nery Leoni, gerente de engenharia da Sowitec do Brasil e representante da Abeeólica, que irá apresentar a palestra “Energia eólica: prática sustentável em geração de energia elétrica”, acredita que, com a aplicação e o entendimento do princípio conhecido com 4Rs – Repensar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar, é possível traduzir ações básicas de consumo consciente nas organizações. Durante o evento, também serão realizadas apresentações culturais do Olodum Mirim, Pracatum e Coral Cantando o Amanhecer; projetos de inclusão social referência em Salvador. Já o encerramento do simpósio ficará a cargo de Jorge Cajazeira, presidente mundial da ISSO 26.000, que esclarece sobre a responsabilidade social.
Fonte: Eco Business
Nenhum comentário:
Postar um comentário