O programa Projovem do Governo Federal oferece, a partir desta quinta-feira, 23, um total de 4.750 vagas de qualificação gratuita em Salvador e em outros 34 municípios do estado para jovens de baixa-renda, com idades entre 18 e 29 anos. As vagas são para a construção civil, setor de hotelaria, arte, eletricista, mecânica automotiva, entre outras e as inscrições vão até o dia 8 de outubro ou até o preenchimento total das turmas.
A carga horária do programa é de 350 horas, ministradas em seis meses. O programa permite que os jovens recebam qualificação social, com noções de cidadania e meio-ambiente, além da capacitação profissional na área pretendida, o que abrange 80% do programa de aulas. Para participar do programa é necessário possuir renda familiar per capita de até um salário mínimo, estar cursando ou ter concluído o ensino fundamental ou estar cursando ou ter concluído o ensino médio, e que não esteja frequentando o ensino superior.
Os interessados devem se dirigir à unidade central do SineBahia, na Avenida ACM nº 3359, das 8h às 17h, munidos das cópias do CPF, identidade, comprovante de residência e cópia do comprovante de matrícula no ensino fundamental ou médio (ou cópia do histórico de conclusão do ensino médio). Em Salvador, as áreas dos cursos estão disponíveis de acordo com o bairro de residência dos candidatos. A relação completa das cidades e das áreas oferecidas está no disponível no site do Setre.
O programa - o Projovem destina-se a promover a inclusão social dos jovens brasileiros de 18 a 29 anos que, apesar de alfabetizados, não concluíram o ensino fundamental, buscando sua reinserção na escola e no mundo do trabalho, de modo a propiciar-lhes oportunidades de desenvolvimento humano e exercício efetivo da cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário